PAPA BENTO XVI

PAPA BENTO: Qual a doença do Papa Bento XVI? Entenda ESTADO DE SAÚDE do PAPA BENTO 16, que está 'muito doente'

PAPA BENTO XVI tem 95 anos de idade e um longo histórico de doenças; Vaticano confirmou estado de saúde; confira últimas notícias

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 28/12/2022 às 10:02 | Atualizado em 30/12/2022 às 9:48
Notícia
Foto: AFP
Há apenas alguns dias do fim do papado, Bento XVI disse que não está abandonando a Igreja - FOTO: Foto: AFP

.

Aos 95 anos de idade, o Papa Bento XVI sofreu um agravamento em sua saúde nas últimas horas. A informação foi confirmada pelo Vaticano. 

Na manhã desta quarta-feira (28 de dezembro), ao final da Audiência Geral, o Papa Francisco pediu orações por Bento XVI e disse que ele está "muito doente". 

Em seguida, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, divulgou as mais recentes informações sobre a saúde do papa emérito, dizendo que o agravamento no quadro de saúde está ligado ao "avanço da idade":

"Quanto ao estado de saúde do Papa Emérito, para quem o Papa Francisco pediu orações no final da Audiência Geral desta manhã, posso confirmar que nas últimas horas houve um agravamento devido ao avanço da idade. A situação no momento permanece sob controle, constantemente monitorada pelos médicos", disse Bruni aos jornalistas. 

.

O porta-voz do Vaticano acrescentou que, logo após o fim da Audiência Geral, o Papa Francisco se dirigiu ao encontro do Papa Bento.

"O Papa Francisco foi ao mosteiro Mater Ecclesiae [onde mora o ex-pontífice] para visitar Bento XVI. Nós nos unimos a ele na oração pelo Papa Emérito", concluiu Bruni. 

O Vaticano ainda não detalhou exatamente qual o problema de saúde que acomete o Papa Bento XVI. 

Problemas de saúde do Papa Bento

O Papa Bento XVI tem um longo histórico de problemas de saúde. Ao longo da vida, o religioso sofreu pelo menos dois derrames - um em 1991 e outro, em 2005, já como papa. 

Em 2009, ao sofrer uma queda, o então bispo de Roma quebrou o punho. 

Quando renunciou ao cargo de chefe supremo da Igreja Católica, o Vaticano confirmou que Bento XVI fazia uso de marcapasso, para corrigir uma alteração na frequência cardíaca. 

Nos últimos anos, com o envelhecimento, Bento XVI também passou a enfrentar dificuldades de locomoção, passando a ser visto, frequentemente, em cadeira de rodas. 

Nas últimas semanas, informa a imprensa internacional, o Papa Bento está bastante debilitado fisicamente, mas mentalmente consciente. 

Comentários