PAPA EMÉRITO BENTO XVI

PAPA FRANCISCO foi chamado às pressas para se despedir de PAPA BENTO XVI; veja últimas notícias

Papa Emérito Bento XVI, de 95 anos de idade, teve agravamento no estado de saúde; agência diz que coração do religioso está falhando

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 29/12/2022 às 11:40 | Atualizado em 30/12/2022 às 9:47
Handout / VATICAN MEDIA / AFP
Papa Francisco e Papa Bento XVI em foto no Vaticano - FOTO: Handout / VATICAN MEDIA / AFP

O Papa Francisco foi chamado às pressas para fazer uma visita de despedida ao antecessor, o papa emérito Bento XVI. A informação foi dada pela repórter Ilze Scamparini, no Jornal Nacional. 

A saúde de Bento XVI se fragilizou bastante desde o Natal. O ex-pontífice sofre com problemas respiratórios, e a agência AFP ouviu uma fonte que disse que os sinais vitais do religioso estão falhando, inclusive o coração.

Na quarta-feira (28), o Papa Francisco revelou ao mundo que seu antecessor está "muito doente" e pediu orações por Bento XVI. 

A visita de despedida foi feita logo após Francisco pedir as orações por Bento XVI.

Segundo a AFP, não há previsão de que Bento XVI seja hospitalizado. Caberá ao Papa Francisco a tomada de decisões que serão tomadas e que, provavelmente, já foram combinadas com o ex-pontífice. 

A última foto divulgada de Bento XVI mostra o religioso sentado entregando um prêmio da fundação criada em seu nome.

.

Reprodução
Última foto do Papa Bento XVI - Reprodução

ADOECIMENTO DO PAPA BENTO

Desde a renúncia ao Trono de Pedro, Bento XVI vive nos jardins do Vaticano, acompanhado por freiras e outros religiosos. As informações são de que ele rezava a missa diariamente, além de se dedicar aos estudos teológicos. 

Na quarta-feira (28), após o pedido de Francisco para que os católicos rezassem pelo ex-pontífice, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, explicou que o agravamento da saúde do Papa Bento XVI se deve ao avançar da idade. O religioso está com 95 anos.

Além disso, Matteo Bruni também disse, na quarta-feira, que a situação estava temporariamente controlada e que Bento XVI estava sendo acompanhado por médicos. 

.

Segundo a imprensa internacional, nas últimas semanas, quem viu o religioso no Vaticano disse que ele estava com o corpo "muito frágil", mas com a mente "afiada". 

SAÚDE DO PAPA BENTO

O Papa Bento XVI tem um longo histórico de problemas de saúde. O ex-chefe da Igreja Católica sofreu pelo menos dois derrames - em 1991 e em 2005. Em 2009, quebrou o punho em uma queda.

Bento XVI fazia uso de marcapasso, para corrigir uma alteração na frequência cardíaca, quando renunciou em 2013.

Nos últimos anos, com o envelhecimento, Bento XVI também passou a enfrentar dificuldades de locomoção, passando a ser visto, frequentemente, em cadeira de rodas.

O alemão Bento XVI

Nascido na Baviera, Alemanha, em abril de 1927, o nome de batismo do Papa Bento XVI é Joseph Ratzinger.

O religioso se tornou padre em 1951 e bispo em 1977. Naquele mesmo ano, foi nomeado cardeal pelo Papa Paulo VI.

Em 19 de abril de 2005, foi eleito Papa pelo Conclave, que sucedeu a morte do ultra popular João Paulo II, se tornando o primeiro papa alemão em mil anos de história, seguindo até 2013, quando renunciou.

Reprodução
Ilze Scamparini é repórter da Globo na Itália e traz as informações atualizadas sobre o adoecimento do papa emérito Bento XVI - FOTO:Reprodução
Reprodução/Globo
A jornalista Ilze Scamparini frequentemente aparece nos telhados de Roma em suas reportagens, o que se tornou uma brincadeira na internet - FOTO:Reprodução/Globo
Reprodução
Última foto do Papa Bento XVI - FOTO:Reprodução