LAUDO

PAULINHA ABELHA: Fígado lesionado por substâncias para emagrecer pode ser peça-chave da morte da vocalista de Calcinha Preta

Cantora foi à óbito em 23 de fevereiro aos 43 anos

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 08/03/2022 às 16:04 | Atualizado em 08/03/2022 às 16:27
Notícia
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A causa da morte de Paulinha Abelha ainda não foi descoberta, entretanto, novos dados podem ajudar a compreender as causas do falecimento da vocalista da banda Calcinha Preta. Resultados de um exame toxicológico divulgados na segunda-feira (7), biópsia e a lista de medicamentos receitados para a artista antes da internação apontam para a possível causa do óbito de Paulinha.

O quadro da cantora pode ter partido de um fígado debilitado por uma mistura de substâncias tomadas para ficar alerta, dormir, ganhar definição muscular e o que mais tem se especulado: emagrecimento. A cantora foi à óbito em 23 de fevereiro aos 43 anos.

De acordo com o resultado da biópsia, Paulinha teve lesão hepática aguda com necrose, ou seja, seu fígado estava fortemente debilitado e apresentava áreas mortas. Além disso, o laudo mostrou que a cantora tinha retenção de bile no fígado, chamada colestase. Vale lembrar que o fígado é responsável por eliminar substâncias tóxicas ao corpo através da bile.

.

Apesar do laudo não confirmar ainda, as lesões são compatíveis com as provocadas por medicamentos usados por Paulinha.

Já o exame de substâncias tóxicas no corpo apresentou resultado positivo para anfetamina (medicamentos que agem no cérebro aumentando o estado de alerta e têm efeito sobre o apetite) e barbitúricos (sedativos e calmantes). Os resultados foram negativos para outras 10 substâncias, incluindo drogas.

Os receituários de medicamentos, assinados por uma médica nutróloga, continham ao todo 18 substâncias. O foco delas era inibir a absorção de carboidratos, gordura, atuar no sono, humor e ajudar no ganho de massa muscular.

Os compostos da lista interagem entre si com certa frequência e podem causar danos sérios ao fígado.

Qual é a causa oficial da morte de Paulinha Abelha?

Na certidão de óbito da cantora Paulinha Abelha, consta insuficiência renal aguda, hepatite, hipertensão séptica e meningoencefalite. A equipe médica da artista avaliou o caso como de comprometimento multissistêmico. Mas ainda não se sabe ao certo o motivo das rápidas complicações do quadro e porque elas afetaram outras partes do corpo.

Uma das principais funções de um fígado saudável é livrar o organismo de impurezas depurando o sangue. Quando o fígado sofre de hepatite fulminante devido à ingestão de substâncias tóxicas, suas células morrem rapidamente e ocasionam o colapso do órgão.

Sem o “filtro de toxinas”, a corrente sanguínea leva substâncias tóxicas para outras partes do corpo e causa inflamação em outros órgãos. Nesse tipo de quadro, o cérebro geralmente é o primeiro a falhar - causando morte encefálica, mais conhecida como morte cerebral.

Os remédios usados por Paulinha podem ter papel no quadro da cantora. Por isso, se tornam uma das chaves da análise do óbito da artista.

Comentários