MÚSICA

PAULINHA ABELHA: conheça origem de música que inspirou hit Paulinha, da banda Calcinha Preta

'Paulinha' se tornou um hit atemporal da banda

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 25/02/2022 às 17:21 | Atualizado em 26/02/2022 às 18:10
Notícia
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@DANIELDIAUOFICIAL
Paulinha e Daniel Diau, da banda Calcinha Preta, compartilharam palcos por anos - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@DANIELDIAUOFICIAL

A banda Calcinha Preta fez grande sucesso, principalmente nos anos 2000, e imortalizou algumas músicas. “Paulinha”, que recebeu o nome da vocalista do grupo musical, Paulinha Abelha, é um deles.

O que muita gente não sabe é que o hit da banda Calcinha Preta teve como origem a música “Without You”, do duo australiano Air Supply.

.

Na letra original, o amante sofre por um término e afirma ser incapaz de esquecer o relacionamento.

“Não, eu não posso esquecer amanhã / Quando eu pensar em todas as minhas tristezas / Quando eu tive você lá e então eu a deixei ir / E agora é justo apenas que devo deixar você saber / O que você deveria saber”, diz a tradução.

Em outro trecho, a tradução se assemelha um pouco à música de Calcinha Preta: “Eu não posso viver, se viver for sem você / Eu não posso dar, eu não posso dar mais.”

Na “versão brasileira” da música, Daniel Diau sofre uma desilusão amorosa e questiona o que fazer depois disso.

“Paulinha, me diz, o que é que eu faço? / Paulinha, te amo, amor / Paulinha, me diz, o que é que eu faço? / Paulinha, por que se casou?”, diz o refrão.

“Paulinha” não é a primeira, nem a última música que tem como origem uma canção internacional. Nos anos 2000, outros hits de forró tiveram como base músicas internacionais, como “Meu Anjo Azul” (Forró Anjo Azul) a partir da música “Because of You” (Kelly Clarkson), Sorte (Forró do Muido) a partir de Lucky (Jason Mraz e Colbie Caillat) e Se Não Valorizar (Aviões do Forró), originada de Umbrella (Rihanna).

Esse traço cultural não se restringe apenas ao forró, e muito menos a essa época. O brega também compartilha desse tipo de inspiração. Um exemplo claro é a música “Só Dá Tu” (2017), de Raphaela Santos, que tem como origem “I Got You”, de Bebe Rexha.

 

Falecimento

Paulinha Abelha morreu nessa quarta-feira (23) em decorrência de um quadro de comprometimento multissêmico. A vocalista da banda Calcinha Preta deu entrada no hospital em virtude de problemas renais no dia 11 de fevereiro, e seu estado foi considerado grave.

 

Comentários