Eleições 2022

CIRO GOMES: Idade, onde nasceu, esposa, quais cargos políticos já apurou? Conheça biografia do candidato a presidente da República

Nascido em São Paulo, Ciro Gomes cresceu no Ceará, onde mantém reduto eleitoral

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 21/07/2022 às 10:44 | Atualizado em 29/09/2022 às 7:13
Notícia
Acervo/Agência Brasil
Ciro Gomes (PDT) - FOTO: Acervo/Agência Brasil

Ciro Gomes é um dos políticos nordestinos mais conhecidos da atualidade. Ex-governador do Ceará, ele é filiado ao PDT, por meio do qual está candidato à Presidência da República nas eleições de 2022, fazendo forte oposição a Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

Ciro tem 64 anos de idade. Ele nasceu em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, mas ainda muito pequeno foi morar no Ceará. Por causa disso, muitas pessoas até acham que Ciro é cearense. 

Vida de Ciro Gomes

Ciro Gomes fez faculdade de Direito e foi advogado entre os anos de 1979 e 1982, explica reportagem do jornal Folha de São Paulo. Além disso, o atual candidato também já foi professor universitário no Estado que escolheu como casa. 

A base política de Ciro Gomes é o estado do Ceará. No ano de 1982, Ciro foi eleito pela primeira vez. O cargo era de deputado estadual pelo Partido Democrático Social (PDS).

O candidato também chama atenção por sua personalidade forte. Incomodado com colegas de partido, Ciro Gomes mudou seis vezes de partido ao longo de 35 anos.

Ciro Gomes era do PMDB em 1983. Depois, foi para o PSDB em 1990. Em 1997, o partido escolhido foi o PPS. Em seguida, foi para o PSB em 2005, de onde partiu para o PROS em 2013. Desde 2015, está no PDT.

.

Cargos já ocupados por Ciro Gomes

Quatro anos depois de se tornar deputado estadual, em 1986, Ciro gomes foi reeleito deputado estadual e, em 1988, foi eleito prefeito de Fortaleza.

Logo em seguida, concorreu e venceu para governador do Ceará, mas não terminou o mandato, já que aceitou o convite de ser Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco em 1994. Ele também foi ministro da Integração Nacional no governo de Lula.

Vida pessoal

Ciro Gomes foi casado por mais de 10 anos com a atriz Patrícia Pilar, famosa por vários papéis na TV Globo, como, por exemplo, a Flora da novela A Favorita.

.

Reprodução
Patrícia Pillar e Ciro Gomes foram casados por 10 anos - Reprodução

O casamento entre Ciro Gomes e Patrícia Pilar terminou oficialmente em janeiro de 2012, quando a assessoria de imprensa dos dois divulgou uma nota aos veículos de comunicação, informando o fim do relacionamento entre o político e a atriz. 

Hoje em dia, Ciro Gomes é casado com a produtora cultural Giselle Bezerra. Ciro tem quatro filhos de relacionamentos anteriores. Ele também tem dois netos. 

Comentários