SÉRIE

CLARK: série da Netflix conta história do criminoso que originou a ‘Síndrome de Estocolmo’

Saiba mais sobre Clark, série original Netflix

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 05/05/2022 às 20:09 | Atualizado em 06/05/2022 às 17:12
Notícia
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Bill Skarsgård interpreta o protagonista Clark na série - FOTO: DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Síndrome de Estocolmo: Você já deve ter escutado esse termo pelo menos uma vez na vida. Ou visto uma situação que remete a essa situação. No enredo de La Casa de Papel e 365 Dias, há casos claros de pessoas vivenciando a Síndrome de Estocolmo.

A Síndrome de Estocolmo ocorre quando uma pessoa, feita refém por um criminoso, passa a tomar partido dele e defendê-lo. Ela pode até mesmo tentar ajudá-lo em uma fuga ou testemunhar a favor dele em julgamento, como acontece com Monica/Estocolmo em La Casa de Papel - inclusive, ela recebe o apelido relacionado à síndrome.

.

DIVULGAÇÃO
Monica se torna 'Estocolmo' em La Casa de Papel - DIVULGAÇÃO

Mas de onde vem o termo “Síndrome de Estocolmo”? A nova série da Netflix vai explicar direitinho isso. Baseada na história real de Clark Olofsson, Clark vai contar a história do criminoso conhecido na Suécia por usar seu charme para cometer diversos crimes.

Os seis episódios da produção são baseados na autobiografia de Clark e trazem até seus exageros, porque, além de sedutor, ele era mentiroso.

.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Clark Olofsson (Bill Skarsgård) deu origem ao termo Síndrome de Estocolmo - DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Clark acompanha desde o início a carreira de crimes do sueco, quando ele já conseguia usar seu charme e seu humor para conseguir o que queria em pequenos golpes.

Com o passar do tempo, Olofsson passou a tentar golpes maiores, e com isso o charme foi perdendo força e dando espaço a um certo desespero.

.

Um dos crimes de destaque cometidos por Clark foi em um banco em Estocolmo: ele conseguiu convencer os reféns a apoiá-lo apenas usando a lábia. O episódio deu origem ao que hoje conhecemos como a Síndrome de Estocolmo.

Bill Skarsgård (It: A Coisa) interpreta Clark Olofsson na série original Netflix dirigida por Jonas Åkerlund.

Comentários