La Casa de Papel

LA CASA DE PAPEL: Como acaba, quem morre e o que acontece no final? Veja todos os spoilers do final da 2ª parte da 5ª temporada

A equipe de reportagem maratonou os cinco últimos episódios da série e conta todos os detalhes. Spoiler do spoiler: tem muita emoção!

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 03/12/2021 às 20:29 | Atualizado em 05/06/2023 às 8:37
Notícia
NETFLIX/DIVULGAÇÃO
ESPANHOLA Sucesso de La Casa de Papel que começou em 2017 chegará a sua última temporada - FOTO: NETFLIX/DIVULGAÇÃO

>>> ATENÇÃO: ESTA REPORTAGEM ESTÁ CHEEEEIA DE SPOILER! SÓ CONTINUE SE VOCÊ QUISER SABER O FINAL DE LA CASA DE PAPEL!

La Casa de Papel acabou como apenas La Casa de Papel poderia acabar: com reviravoltas até os minutos finais e muita emoção até o último segundo! A segunda parte da quinta temporada tem cinco episódios de cerca de 1 hora cada.

Como nem todo mundo quer ou consegue assistir, nós do site da Rádio Jornal - que somos muito legais - maratonamos os capítulos e contamos tudo para você!!!

A primeira notícia é maravilhosa: NINGUÉM MORRE NO FINAL! Nem por isso a história é menos interessante. Confira mais detalhes para saber com quem fica o ouro:

Final de La Casa de Papel

Explicando o que aconteceu logo após Tóquio se explodir...

1. Bom, infelizmente, como era completamente previsível, Tóquio (Úrsula Corberó) de fato morre ao se explodir. Além dela, César Gandía (José Manuel Poga) também é morto com a explosão e não é mais visto nos últimos 5 eps.

Além de Tóquio e Gandía, outros soldados também são abatidos por causa do último ato de Tóquio. 

2. Apesar disso, três soldados ficam vivos e eles acabam articulando uma tentativa de golpe contra os assaltantes. Continue lendo para entender melhor o que aconteceu.

3. Felizmente, Helsinki (Darco Peric), ferido após uma coluna cair sobre a perna dele, sobrevive (aeee!). No entanto, ele permanece ferido durante todos os últimos episódios. 

4. Naturalmente, com a morte de Tóquio, todos os assaltantes ficam bastante comovidos (apesar de que a emoção dura pouco, já que eles precisam reagir e se preparar para sair do Banco da Espanha).

Explicando a armadilha do Exército contra os sequestradores:

1. O comandante do Exército Espanhol que está na operação que mata Tóquio sobrevive à explosão. Além dele, outros dois soldados também permanecem vivos. Apesar de ver vários de seus homens mortos, ele decide que a missão deve prosseguir. A ideia dele é sair por cima.

2. Para isso, ele engana Palermo (Rodrigo de la Serna). Diz que apenas ele e outro soldado sobreviveram, enquanto ordena que a outra soldado viva se esconda e se prepare para o ataque.

3. Além disso, o comandante pede a Palermo que médicos entrem no banco para atender o que, segundo ele, é o único soldado sobrevivente que está ferido. Antes disso, ele combina com o Coronel Tamayo (Fernando Cayo) que os médicos devem ser agentes do Exército preparados para a missão final. 

Enquanto isso, o professor começa a ter Problemas com Alicia Sierra

1. Como muita gente previa, Alicia Sierra (Najwa Nimri) não está convencida a virar a casaca e ajudar o Professor (Álvaro Morte). Enquanto o Professor está desesperado por causa da morte de Tóquio, Alicia aproveita para fugir, usando um dos carros do bando. Ela usa o alicate (escondido na primeira parte da 5ª temporada) para destravar o veículo. Nos braços de Sierra, está Vitória, a bebê que ela acaba de dar a luz.

2. Quando Marsella (Luka Peros) percebe a fuga de Alicia, o professor recobra a consciência, pega um carro e vai atrás da fugitiva. Marsella segue em um outro carro. 

3. Benjamin fica no comando do assalto, por decisão do Professor.

4. Na perseguição, Sierra quase bate de frente com um caminhão, mas ela consegue passar pelo veículo e entra em uma estrada de terra, para tentar fugir do professor.

Encurtando a história de La Casa de Papel

5. Depois de muita perseguição, o Professor consegue alcançar Alicia. Os dois apontam armas um para o outro, mas Alicia tem uma carta na manga: é que ela descarregou a pistola do Professor, enquanto o chefe do bando estava desesperado com a morte de Tóquio. 

6. Sem ter muito o que fazer, o Professor é rendido por Sierra, amordaçado e colocado na mala do carro que Sierra dirige. Marsella fica para trás, já que Sierra atira contra os pneus do carro do braço direito do Professor. 

Irada com Tamayo, Sierra vai até a casa do coronel e rende a esposa do vilão...

1. Depois de colocar o Professor na mala do carro, Sierra vai até a casa de Tamayo e rende a esposa do coronel. Ao chegar em casa, Tamayo estranha que a esposa não responde pelos seus chamados e aciona um alarme de emergência. 

2. Ao encontrar Sierra armada e rendendo a esposa dele, Tamayo questiona o que a inspetora quer, afinal. 

3. Sierra diz que quer que Tamayo retire as mentiras que contou sobre ela.

4. Enquanto isso, o Professor consegue fazer uma manobra para sair da mala do carro. Ainda dentro do veículo, ao perceber que está na frente da casa de Tamayo, o chefe da quadrilha decide que precisa entrar na residência para ajudar Sierra. 

5. Ao mesmo tempo, dentro da casa, Tamayo diz que não aceita a proposta de Sierra e avisa que a polícia vai chegar em breve, já que o alarme foi disparado. 

6. Com a arma, Sierra dá uma coronhada em Tamayo, que cai desmaiado. Sierra foge e encontra com o Professor. O homem diz para a vilã que ela precisa confiar nele.

7. Logo em seguida, a polícia invade o prédio de Tamayo. Sierra e o Professor invadem um apartamento e se escondem. 

8. Depois de despistar a polícia, Professor e Sierra são resgatados por Benjamin, Marsella e outros membros do bando (que trabalham para o Professor). Eles se escondem em latas de lixo e são recolhidos por caminhões de coleta seletiva. 

9. A partir deste momento, já não tem mais volta. Alicia Sierra vira a casaca e começa a ficar do lado do Professor (encurtamos a história, mas enquanto se escondiam, os dois tiveram várias conversas, o que faz com que a ex-inspetora fique ao lado do professor).

No Banco da Espanha, os "atracadores" começam a retirar o ouro:

1. Neste momento, revela-se um dos grandes mistérios da série. Para sacar o ouro do Banco da Espanha, os assaltantes usam um equipamento marítimo, que foi roubado por Berlim (Pedro Alonso) e Palermo anos antes.

2. O ouro, em pequenos pedaços, segue por um cano até um reservatório de águas, onde Benjamin e seus parceiros aguardam. Ao chegar do lado de fora do banco, o ouro volta a ser derretido e moldado para barras, e adicionado em dois caminhões.

3. A equipe de Tamayo escuta ruídos que indicam que a água do cofre está escoando de dentro do banco. Os investigadores entendem que o ouro está sendo saqueado e começam a fazer buscas pelo reservatório de águas, para onde o ouro estaria indo. 

Tatiana e Rafael...

1. Em uma cena de flash back, é apresentado que Tatiana (Diana Gómez) pediu a separação de Berlim para ficar com o filho dele, Rafael (Patrick Criado). Guarda essa informação que vai ser importante para o futuro.

>> LEIA MAIS: Clique aqui e conheça a história de Patrick Criado, ator que interpreta Rafael.

PLOT TWIST: Resgatados escondidos em latas de lixo, Professor e Sierra chegam ao lugar onde o ouro está sendo preparado...

1. O Professor chega até o reservatório de água onde o todo o ouro já chegou e está sendo preparado, mas é surpreendido com a chegada de carros de polícia. 

2. Apesar de Marsella e vários de seus comparsas pegarem em armas, o Professor diz para que eles desistam, afirmando que eles não teriam forças para enfrentar toda a força policia. 

3. Quando as viaturas chega, Professor, Sierra, Marsella, Benjamin e outros comparsas que ajudavam na preparação do ouro do lado de fora se entregam, são algemados e colocados dentro de camburões. 

Mas por que não saem do lugar?

1. Pouco depois, já detidos, os personagens começam a estranhar o fato das "viaturas" não saírem do lugar. É então que o Professor olha para a parte de fora e começa a perceber que, na verdade, foi enganado. 

2. Eles todos conseguem sair do camburão e percebem que foram roubados, já que todo o ouro não está mais no local. Além disso, nenhuma outra viatura está por perto nem mesmo os homens que se diziam policiais. Revoltados, Professor, Marsella e os demais companheiros se soltam.

3. Em seguida, uma cena mostra os falsos policiais fugindo com todo o ouro. O mais chocante: Rafael e Tatiana tiram capuzes, sorriem e se abraçam. Eles deram o golpe no Professor e roubam todo o ouro. Isso aconteceu porque Tatiana sabia de todo o plano, que havia sido contato por Berlim, anos antes.

Professor começa a perseguir o ouro roubado por Rafael e Tatiana

1. O grupo do Professor começa a perseguir os caminhões que estavam carregados de ouro, já que são monitorados por GPS. Ele também descobre que Tatiana e Rafael tinham uma espécie de central - semelhante a dele - com vários monitores, por onde acompanhavam o passo a passo do assalto. 

2. No entanto, Tatiana e Rafael são mais rápidos e enterram todo o ouro em um terreno comprado recentemente.

REVIRAVOLTA: Exército invade o Banco

1. Em meio a tudo isso, aquela soldada que se escondeu desarma bombas para permitir que o Exército entre no banco. 

2. Em um descuido de Palermo, a mulher se joga em cima do argentino, os médicos (que são agentes do Exército) dão cobertura, e o Exército invade. 

3. Todos os assaltantes, vestidos com seus macacões vermelhos, são rendidos pelos policiais. Tamayo entra no Banco e avisa ao Professor, por meio de uma escuta, o que está acontecendo. 

4. O Professor diz que vai se entregar. Ao desligar o telefone de Tamayo, o Professor pede que Alicia Sierra encontre o ouro. Alicia concorda. 

5. O Professor pede ajuda a um motorista em uma estrada e pega um fusca vermelho para ir até o banco.

Chegada de Professor no Banco

1. Professor chega ao banco ovacionado pelos apoiadores que ficam do lado de fora acompanhando os desdobramentos do assalto. 

2. Lá dentro, ele se depara com seus amigos rendidos e algemados, sob custódia dos policiais. 

3. Ele é humilhado por Tamayo e pressionado a contar onde está o ouro.

4. Para pressionar o governo, um hacker paquistanês que ajuda o Professor solta imagens na internet do ouro sendo retirado do banco, o que provoca uma grande crise econômica no país. 

5. Tamayo começa a pressionar os assaltantes para que eles falem onde está o ouro. Ao interrogar Denver, Tamayo se irrita com uma brincadeira do rapaz, que se nega a contar o que sabe, e manda o esposo de Estocolmo para a prisão. 

6. Pressionado pelos superiores, Tamayo bate no Professor, para tentar arrancar alguma informação sobre o que aconteceu com o ouro. 

Alicia Sierra salva todo mundo

1. Alicia Sierra tem a ideia de buscar no cartório o nome de alguém que tenha comprado um terreno próximo poucos dias antes do assalto. 

2. Depois de muita procura, ela chega até o terreno onde Rafael e Tatiana esconderam todo o ouro. Ao lado de Sierra, estão Marsella, Benjamin e outros comparsas. 

3. Em seguida, Rafael, Tatiana e vários bandidos chegam ao local, apontando armas para os amigos do Professor. 

4. Sierra entrega, então, um bilhete deixado pelo Professor para Rafael. 

5. Não se sabe o que o Professor escreveu para Rafael, mas o teor deve estar relacionado à história de Berlim. 

6. Logo depois, aparece uma cena na qual o ouro já não aparece mais no terreno, e Rafael diz acreditar que vai receber a parte dele. 

Acordo do Professor com Tamayo

1. Em meio à crise financeira e o risco da Espanha quebrar, Tamayo está à flor da pele, ameaçando matar o professor e todos os membros do bando. 

2. Para se salvar, o Professor propõe um acordo audacioso:

I. Tamayo deve dizer à imprensa que, com a ajuda de Denver, localizou o ouro roubado;

II. Tamayo deve dizer que todos os assaltantes foram assaltos em confronto com a polícia;

III. Tamayo deve dizer que Denver vai para um programa de proteção à testemunha. 

3. Tamayo aceita e manda policiais efetuarem disparos dentro do banco para fingir que os assaltantes estão sendo assassinados. 

Final de La Casa de Papel

1. Todos os assaltantes saem dentro de sacos, como se estivessem mortos. Dentro dos carros da funerária, eles revelam estar vivos.

2. Milhares de "barras de ouro" feitas de latão folheado a ouro são apresentadas em dentro de caminhões ao público, como se fosse o ouro de verdade que teria sido recuperado. 

3. Um dia depois, Professor, Lisboa, Helsinki, Rio, Palermo, Denver, Estocolmo, Manila, Marsella e Bogotá se encontram para fugir de helicóptero, escoltados pelo Exército. Eles recebem documentos falsos. 

4. Alicia Sierra também recebe documentos falsos e foge com Vitória e Benjamin.

5. Na última semana, o bando está dentro de um helicóptero do Exército, se abraçam emocionados. Professor olhar para o pôr-do-Sol e a série acaba. 

Confira vídeo do canal Megaflix, mostrando cenas finais:

* Estamos escrevendo a reportagem neste momento. Atualize esta página em instantes para ler o que nós estamos escrevendo neste momento.

Comentários