STRANGER THINGS: Max teve morte cerebral? Veja o que disseram os criadores da série sobre a personagem de Sadie Sink

Destino final da personagem Max, de 'Stranger Things', ainda é incerto, mas morte cerebral é confirmada
Lívia Maria
Publicado em 06/07/2022 às 9:03
Criadores de 'Stranger Things' revelam que Max (Sadie Sink) teve morte cerebral na série Foto: Reprodução/Netflix


[Atenção: o texto contém spoilers da 4ª temporada de 'Stranger Things'!]

A 4ª temporada de Stranger Things foi muito aguardada pelos fãs da série. Recentemente, a segunda parte dos episódios chegou ao catálogo da Netflix e os acontecimentos da trama estão repercutindo muito entre os fãs, especialmente no que diz respeito ao destino da personagem Max (Sadie Sink), já que ela aparece em coma na última cena.

Após a repercussão, os criadores da série Matt e Ross Duffer, revelaram aquilo que os fãs mais temiam: Max teve morte cerebral e só está viva porque está conectada aos aparelhos no hospital. Além disso, a personagem ficou cega e teve todos os ossos quebrados.

"Certo, Max sofreu morte cerebral, mas está viva [por aparelhos]. Morte cerebral, cega e todos os ossos quebrados, mas ela está viva. Ela já viu dias melhores com certeza", disseram os irmãos Duffer, em entrevista ao 'Happy Sad Confused'.

Por que Max morreu?

A morte cerebral de Max aconteceu após ela ser vítima de um ataque do Vecna (Jamie Campbell Bower). A personagem queridinha do público sofreu uma tentativa de assassinato do vilão, que foi interrompido por Eleven (Millie Bobby Brown) - o que salvou Max de uma morte na hora, mas a deixou cega e com os ossos quebrados.

O coração de Max chegou a parar por alguns minutos, mas Eleven conseguiu 'ressuscitar' a amiga por meio de telepatia. Entretanto, a heroína teve que se desconectar antes de saber se Max havia sobrevivido.

Veja a cena:

De volta à Hawkins, Eleven buscou entrar na mente de Max, mas não a 'encontrou', o que pode ser explicado pela morte cerebral, já que os pensamentos dela não existem mais. 

O que é morte cerebral ou encefálica?

A morte encefálica é a definição legal de morte. O diagnóstico é dado a partir da ausência de todas as funções neurológicas de forma permanente e irreversível de um paciente.

A morte encefálica pode ser causada por uma severa agressão ou lesão no cérebro, de forma que o sangue que circula no corpo não chega ao órgão.

Como se dá o diagnóstico de morte encefálica?

A definição de morte encefálica é um estado que respeita critérios pré-estabelecidos. Para chegar ao diagnóstico de morte encefálica, os médicos precisam conduzir um protocolo de exames e testes com o paciente, muitas vezes de forma repetida, para chegar à conclusão. Esses exames são baseados em reconhecidas e criteriosas normas médicas.

Os testes buscam analisar se o paciente ainda possui reflexos cerebrais ou pode respirar sem a ajuda de aparelhos. Também podem ser feitos exames de fluxo sanguíneo ou eletroencefalograma para determinar se a ausência de atividade cerebral.

Apesar dos irmãos Duffer terem confirmado a morte cerebral de Max, eles não definiram este como como o destino final da personagem de 'Stranger Things'. Porém, não se sabe como ou se a personagem voltará à vida.

Para os fãs da série, o melhor é manter as expectativas baixas, pois a morte cerebral é irreversível na vida real. Sem o auxílio dos equipamentos que fornecem oxigênio, o coração pararia de bater.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory