JUSTIÇA

A MULHER DA CASA ABANDONADA: Margarida Bonetti ainda pode ser presa? Embaixada dos Estados Unidos fala sobre o caso

O caso envolvendo a mulher e o ex-marido, Renê, voltaram a repercutir após a história ser contada no podcast de Chico Felitti

Rayane Domingos
Rayane Domingos
Publicado em 08/08/2022 às 8:40
REPRODUÇÕ DE VÍDEO /@LUISAMELL VIA INSTAGRAM
Margarida Bonetti teve sua mansão invadida pelos policiais em julho deste ano - FOTO: REPRODUÇÕ DE VÍDEO /@LUISAMELL VIA INSTAGRAM

O podcast de 'A Mulher da Casa Abandonada' se tornou assunto nos últimos meses pela história envolvendo Margarida Bonetti, e o ex-marido Renê. 

O jornalista Chico Felitti relatou os crimes que ela cometeu contra uma empregada que mantinha nos Estados Unidos em condições análogas à escravidão.

A mulher passou 20 anos trabalhando na casa do ex-casal, e também era espancada pelos dois. Ela conseguiu fugir após ajuda de uma vizinha, e foi amparada em um abrigo.

Renê foi condenado a seis anos de prisão, enquanto Margarida fugiu para o Brasil e se refugiou no casarão em Higienópolis.


'Fantástico' conta detalhes sobre a investigação

Segundo reportagem do 'Fantástico' exibida nesse domingo (7), em 2000, uma equipe da TV Globo percebeu que Margarida estava escondida na casa abandonada.

Em abril, a embaixada dos Estados Unidos pediu a extradição da mulher. Em 2003, um juiz disse que não teve resposta dos americanos e pediu ajuda do Ministério da Justiça.

.

Na época, um funcionário do Ministério afirmou: "o departamento de Justiça norte-americano ainda não tinha transmitido a informação requerida".

A Polícia tentou localizar Margarida, mas não tiveram êxito. Em 2005, o delegado pediu para que acontecesse um "indiciamento indireto".

Porém um promotor não aceitou e pediu para que o caso fosse arquivado, e logo foi acatado. Em nota que o Fantástico teve acesso, a justificativa foi que:

"Não foi obtida prova de que a Margarida ingressou no Brasil. Que ela jamais foi encontrada no país. E que só suspeitas não bastam para autorizar a ação penal".

A reportagem procurou a embaixada dos Estados Unidos para saber mais informações sobre o inquérito, porém eles afirmaram que o caso foi resolvido e que não vai se pronunciar.

Ou seja, muito provável que a ação penal também já tenha sido arquivada, ou prescrita, no país. Apesar de muito cedo para se falar, a possibilidade de Margarida ser presa é pouca.

A Polícia de São Paulo abriu uma investigação para as denúncias de abandono de incapaz. Segundo a advogada de Margarida, ela não tem problemas mentais e não foi abandonada.

Reprodução de vídeo
A história de Margarida Bonetti e sua "casa abandonada" estão repercutindo por causa de podcast da Folha de S.Paulo - FOTO:Reprodução de vídeo
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@LUISAMELL
Momento em que Margarida Bonetti toma a cadela das mãos de Luísa Mell - FOTO:REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@LUISAMELL