Fiscalização eletrônica multará motorista que invadir faixas de ônibus

A fiscalização eletrônica da Faixa Azul na Estrada dos Remédios e no corredor do BRT da Av. Caxangá começou a funcionar nesta segunda-feira
Ísis Lima
Publicado em 06/08/2018 às 13:13
Fiscalização começou nesta segunda-feira (6) Foto: Acervo/ JC Imagem


Nesta segunda-feira (6) começou a funcionar a fiscalização eletrônica da Faixa Azul na Estrada dos Remédios e no corredor do BRT da Avenida Caxangá. Desde que foi implementada, a Faixa Azul, que é exclusiva para ônibus, contava com fiscalização realizada por agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

A partir de agora, começam a funcionar quatro equipamentos eletrônicos na Avenida Caxangá e 12 equipamentos ao longo dos quase quatro quilômetros de extensão da Faixa Azul, da Estrada dos Remédios. Quem infringir a norma vai ser multado.

Juntas, as medidas beneficiam cerca de 84 mil passageiros que utilizam o corredor diariamente. A única exceção é para giros à direita na faixa azul da Estrada dos Remédios, quando é permitido que o motorista pegue a faixa exclusiva.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o motorista só será penalizado se for flagrado mais de uma vez cometendo irregularidade.

Segundo a presidente da CTTU, o sistema precisou ser implementado nas avenidas por conta do alto índice de desrespeito dos motoristas à faixa.

Saiba mais na reportagem de Gabriela Bento:

Punição

Na Avenida Caxangá, o motorista pode ser multado se for flagrado apenas uma vez. Notificação de trânsito. Os motoristas que forem flagrados pelos equipamentos descumprindo a norma podem sofrer multa gravíssima, no valor de R$293,47 e perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory