coronavírus

Coronavírus: secretário diz que flexibilização de atividades econômicas deve seguir protocolos rígidos

Segundo o secretário estadual de Saúde, o isolamento precisa ser respeitado mesmo com fim da quarentena para evitar a propagação do coronavírus

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/06/2020 às 13:44
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

O secretário estadual de Saúde, André Longo, defendeu, nesta segunda-feira (1º), que o momento é seguro para dar início à flexibilização do isolamento. No entanto, ele reforça que ainda é preciso respeitar as orientações de distanciamento social e higiene para evitar a disseminação do novo coronavírus. O Governo de Pernambuco deve detalhar ainda nesta segunda o plano de reabertura das atividades econômicas e, segundo o secretário, reabertura deve seguir protocolos rígidos.

“Nós temos segurança de que, neste momento, nós poderíamos sair da quarentena mais rígida. Mas é importante dizer que voltamos ao estágio anterior a esse da quarentena mais rígida nos cinco município, que ainda prevê um distanciamento social rígido, um isolamento.”, disse o secretário.

Reabertura das atividades econômicas

De acordo com uma avaliação feita pelo Governo de Pernambuco e divulgada neste domingo (31), a disseminação da pandemia do novo coronavírus alcançou um patamar de estabilização e há uma tendência de redução da curva nos cinco municípios que entraram no isolamento severo que acabou nesse domingo (31). A quarentena mais rígida durou 15 dias no Recife, em Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata.

Levantamentos feitos pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, apontam para a estabilização da epidemia no estado. As análises tomam como base a taxa de contágio, que está abaixo de 1, mais precisamente em 0,9. Isso revela que menos pessoas estão infectadas e que o número dos doentes retrocede.

Com base nesses números, o governo do estado traçou um plano para reabertura gradual das atividades econômicas que vai ser implantado ao longo de onze semanas, ou seja, quase três meses. “Mesmo a flexibilização de algumas atividades econômicas deve ser seguida de protocolos rígidos, que vão trabalhar também a questão do distanciamento social, as medidas de higiene, de etiqueta respiratória e nós faremos um monitoramento diário e semanal dessa situação”, adiantou.

A desaceleração da epidemia, segundo o estado, também foi sentida no sistema de saúde. No entanto, é preciso manter o isolamento social para que essa taxa seja mantida e consequentemente seja possível dar um freio no avanço da doença.

Segundo André Longo, ainda é preciso que as pessoas só saiam quando for necessário. “A ordem ainda é que as pessoas ainda fiquem em casa. Só saiam para fazer atividades essenciais”, afirmou.

Pico da pandemia

Sobre o pico da pandemia do coronavírus, o secretário lembrou que ainda há boa parte da população que não foi infectada e que a doença é dinâmica. “Essa doença tem assumido um dinamismo muito grande. Ela pode ter ondas. É mito importante que a população se conscientize de que ainda há muita gente susceptível no estado de Pernambuco a ter a doença. É fundamental que as pessoas mantenham os cuidados de isolamento, de higiene pessoal, de etiqueta respiratória para a que gente possa ter as próximas semanas ainda com alguma tranquilidade”, concluiu.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.