Recife

Com restrições, Recife anuncia liberação de praias, calçadões e parques

Anunciada pelo prefeito Geraldo Julio, a decisão foi tomada após o decreto do governo estadual que deixou a liberação a cargo dos municípios

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 19/06/2020 às 12:57
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Com a determinação do Governo de Pernambuco nesta sexta-feira (19) em deixar a cargo dos municípios a data de liberação e o disciplinamento dos calçadões, parques e praias, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), confirmou a reabertura parcial na capital pernambucana. Com isso, após três meses de paralisação, será possível realizar, a partir deste sábado (20), caminhadas, corridas e passeios de bicicleta sem aglomerações nestes locais públicos da cidade.

>> Saiba as lojas e serviços que já funcionam em Pernambuco

>> Veja lista das cidades de PE que tiveram reabertura do comércio adiada

>> Pernambuco tem uma das menores taxas de contágio da covid-19 no Brasil, mas SES pede cautela

“Queremos anunciar que, com a autorização dada pelo governo do estado para a abertura das praias e dos parques, além das informações técnicas e dos estudos das nossas equipes de saúde, estamos liberando as caminhadas, as corridas e o ciclismo em áreas públicas da cidade”, disse o prefeito Geraldo Júlio.

“Importante dizer também que neste domingo vamos ter a ciclofaixa de turismo e lazer voltando para a cidade de maneira ampliada, com novas conexões com a ciclofaixa fixa da cidade, chegando ao total de 160 km para ser usada pelos recifenses", completou.

Proibições

No entanto, segundo o prefeito, as aglomerações, esportes coletivos, consumo de alimentos e bebidas em locais permanentes continuam proibidos. Ou seja, não será permitido sentar nas cadeirinhas da praia e permanecer por tempo indeterminado como era habitual antes da pandemia do coronavírus.

“Todas as liberações são feitas com protocolos específicos: estão permitidas as caminhadas e corridas nas praias, nos parques, no calçadão, mas estão proibidos o consumo de alimentos e bebidas, aglomerações, esportes coletivos. Estão proibidos cadeirinha, isopor, guarda-sol ou qualquer infraestrutura para permanência”, afirmou.

Ouça o pronunciamento do prefeito Geraldo Julio:

Shoppings

O Governo de Pernambuco anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (22),os shopping centers poderão reabrir de forma controlada ao público, seguindo novos protocolos de segurança, higiene e comunicação com os clientes. O funcionamento dos centros de compras teve horário reduzido, das 12h às 20h. As demais lojas do varejo de rua também voltarão a funcionar, das 9h às 18h, horário já determinado para as de até 200 metros quadrados, que retomaram as atividades no início desta semana. A decisão foi anunciada na última quarta-feira (17).

Templos religiosos

Ainda na quarta-feira (17), o governador Paulo Câmara (PSB), por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, anunciou a liberação de igrejas e templos religiosos durante a pandemia do coronavírus a partir da próxima segunda-feira (22). A reabertura desses locais faz parte do plano de reabertura gradual da economia em Pernambuco após o lockdown, que terminou em 31 de maio. A medida, porém, também valerá em 85 cidades do Agreste e Zona da Mata que não mostraram tendência de queda no número de casos do novo coronavírus. Para a reabertura, uma série de medidas de proteção e distanciamento social foram anunciados pelo governo estadual, com o intuito de proporcionar um retorno mais seguro aos fiéis.