Lei em Pernambuco torna obrigatória declaração para acompanhantes

Acompanhantes de pessoas hospitalizadas em Pernambuco devem solicitar o documento
Ísis Lima
Publicado em 20/08/2020 às 13:30
Vítimas foram levadas para o Hospital da Restauração (HR), onde receberam atendimento médico Foto: Diego Nigro/JC Imagem


Uma lei publicada no Diário Oficial de Pernambuco torna obrigatória a emissão de declaração para acompanhante de pessoa hospitalizada ou internada em hospitais de Pernambuco. Mas é preciso pedir o documento, ele não é emitido espontaneamente.

De acordo com a Lei Nº 17.027, a declaração será dada para acompanhantes de criança, pessoa idosa, gestante que esteja em trabalho de parto ou pós-parto, pessoa com deficiência, no caso de doenças raras ou doenças que necessitem de acompanhamento.

No entanto, a lei também determina os deveres do acompanhante. Entre eles, permanecer junto ao paciente prestando o cuidado necessário, preservar a higiene da enfermaria, seguir as orientações da equipe médica e lavar as mãos para prevenir infecção hospitalar.

As empresas privadas que prestam serviços de saúde que descumprirem a lei estarão sujeitas a multa que pode variar de R$ 1 mil a R$ 3 mil.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory