Em entrevista ao Passando a Limpo desta terça-feira (8), o diretor geral do Detran Pernambuco, Sebastião Marinho, falou sobre o funcionamento do órgão em meio à pandemia da covid-19. Ele explicou que motoristas que estão com alguma pendência desde o primeiro trimestre por conta da pandemia não precisam se preocupar, pois esses serviços só devem voltar por completo depois de autorização.
“O Detran tem cumprido os decretos e as resoluções da Organização Mundial de Saúde e especial aqui do Governo do Estado. Para isso, contamos com a resolução 782 do conselho Nacional de Trânsito, que interrompe alguns prazos como a validade da carteira nacional de habilitação e a permissão para dirigir”, explicou.
Estão interrompidos desde 19 de fevereiro registro de licenciamento de veículos, recursos de suspensão e recurso de multas. Sebastião esclareceu que, apesar de ainda não existir um prazo para a voltar às atividades de forma usual, alguns serviços, como entrega de documentos, já podem ser realizados de outras formas.
“O próprio conselho irá informar e dará um prazo confortável para que o usuário não precise ir correndo aos órgãos. Então é esse o cuidado que nós estamos tendo, deixando claro que todos os serviços, mesmo esses interrompidos, estão disponíveis para a população desde 15 de junho”, completou.
Os serviços do Detran nos shoppings já estão funcionando desde o mês de agosto, mas de uma forma diferente do habitual. “Colocamos a entrega de documentos, por exemplo, nas áreas externas, nos estacionamentos com nossos Detrans Itinerantes, nos shoppings Plaza, Guararapes, Recife e Tacaruna”, relatou.
Sebastião Marinho afirmou que o Detran-PE tem cumprido as medidas recomendadas pelas autoridades, caso haja necessidade do atendimento presencial.
Para quem tem placa de veículo terminada em 1 e 2, o prazo para resolver as pendências é até o fim deste mês de setembro. A retirada da permissão é feita de forma agendada pelo endereço online www.detran.pe.gov.br na aba “emissão de CRLV”. No site também tem informações de multas.
O diretor também lembrou que o usuário não precisa de correria, pois alguns serviços estão em funcionamento desde junho. Quanto ao certificado de registro e licenciamento de veículo a expectativa é que em 2021 ele seja totalmente digital, sem o envio do documento para a residência do condutor.
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