Vulcão em erupção nas Ilhas Canárias hoje, segunda-feira, 20: confira últimas notícias e vídeos

Apesar de erupção no vulcão Cumbre Vieja, autoridades seguem tranquilizando população, pois não há alerta de tsunami
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 20/09/2021 às 7:12
A erupção é de pequeno porte e até o momento não há alerta de tsunami Foto: Reprodução/Twitter Canarias Ahora


Já se passaram 20 horas desde que o vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, começou a expelir lava. De acordo com autoridades locais, dezenas de casas foram destruídas pela força do material quente, e milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas. Por enquanto, no entanto, os desastres são apenas locais, sem qualquer alerta de que um tsunami seja formado a partir do vulcão.

>>> Lava de 6 metros de altura e 1000ºC, vulcão com 7 fissuras e muita lava ainda por vir; veja curiosidades do Cumbre Vieja.

As Ilhas Canárias formam um arquipélago dominado pela Espanha na costa oeste da África. Como já explicado repetidas vezes, a hipótese de um tsunami só se confirmaria se o tipo de erupção fosse do tipo explosiva. Este evento iria, primeiro, causar seríssimos danos e mortes no arquipélago e também em países mais próximos das ilhas, como o Marrocos que está a apenas 100 quilômetros de distância. Em seguida, grandes ondas poderiam ser formadas no Atlântico, mas especialistas afirmam que a distância de mais de 4 mil quilômetros entre o Cumbre Vieja e o Nordeste Brasil seria suficiente para reduzir a intensidade das ondas que chegariam ao nosso país.

Evacuação em massa

De acordo com o jornal espanhol El País, pelo menos 5 mil pessoas já tiveram de deixar suas casas em cinco cidades mais próximas do vulcão. Especula-se que, com o correr dos dias e o avanço da lava, até 10 mil pessoas precisem se deslocar para locais mais seguros.

Vulcão segue cuspindo fogo nas Ilhas Canárias
Reprodução/TV Canaria

A região onde o vulcão está localizado é de difícil acesso e poucas pessoas moram nas proximidades. Mesmo assim, no domingo, autoridades já haviam começado o processo de retirada de moradores isolados no local. Felizmente, até a última atualização desta reportagem, não havia registro de mortos ou feridos. Apesar disso, há uma grande operação de bombeiros e profissionais de saúde em alerta no hospital da região para socorrer eventuais vítimas.

Segundo o Instituto Volcanológico de Canarias (Involcan), há pelo menos 7 fissuras por onde a lava sai do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory