Caso Suzane Von Richthofen

Aeromodelismo: Conheça o esporte que era praticado por irmão e ex-namorado de Suzane von Richthofen

Filmes sobre os assassinatos dos pais de Suzane von Richthofen dão atenção ao esporte que fez com que a jovem conhecesse o ex-namorado, Daniel Cravinhos, que matou os pais dela

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 02/10/2021 às 12:41 | Atualizado em 08/02/2023 às 17:28
Reprodução/A menina que matou os pais
FOTO: Reprodução/A menina que matou os pais

É praticamente impossível assistir aos filmes "A menina que matou os pais" e "O menino que matou meus pais" sem ficar curioso para entender mais sobre o esporte que fez com que Suzane von Richthofen e Daniel Cravinhos se conhecessem. Em várias cenas dos filmes, o expectador vê Daniel e Andreas von Richthofen, irmão de Suzane, controlando um pequeno e colorido avião de madeira, que é preso a cabos. Pois bem, trata-se do Aeromodelismo, na modalidade "Voo Circular Controlado" ou, simplesmente, VCC. Nesta reportagem, entenda como funciona o esporte.

O termo "aeromodelismo" é um grande guarda-chuvas para a reunião de diversas atividades envolvendo a fabricação, manutenção, estudos e competições com aeromodelos, que são miniaturas fieis de aviões de verdade. A história dessa prática é antiga e, de acordo com o site da Confederação Brasileira de Aeromodelismo, em julho de 1942 foi realizado o primeiro Campeonato de Aeromodelismo, do estado de São Paulo.

O esporte Aeromodelismo

Há diversas formas de controlar aeromodelos. No caso da modalidade mostrada nos filmes sobre os assassinatos dos von Richthofen, o piloto fica posicionado no centro de uma pista circular com 50 metros de diâmetro. O objetivo do Voo Circular Controlado é que o piloto consiga fazer uma série de 16 manobras em até 7 minutos. Cada aeromodelo pode chegar a uma velocidade de 100km/h e não chegam a pesar nem 2 quilos.

"Os pilotos que fazem parte da competição seguem o mesmo roteiro. O que difere, no final, é a qualidade de manobra que cada piloto faz", explica Paulo Henrique Palhares, juiz de competição de aeromodelismo, em entrevista à TV Unesp.

>>> LEIA MAIS: Veja como Daniel Cravinhos está hoje em dia.

"O aeromodelismo é a grande escola da aviação, porque os elementos são os mesmos, as forças físicas que agem em cima do aeromodelo, também agem no avião, então, quando você começa "a voar aeromodelo", você entende porque um avião voa", comenta o aeromodelista Tales de Freitas, acrescentando que vários pilotos da aviação comercial começaram no aeromodelismo.

Veja reportagem da TV Unesp sobre o aeromodelismo:

É verdade que Daniel Cravinhos ensinava aeromodelismo para Andreas?

Sim. Daniel era professor de aeromodelismo e dava aulas no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Na época, colegas de trabalho, disseram a veículos de imprensa que o rapaz era bastante profissional e nunca havia tido problemas no esporte.