Tragédia

Alec Baldwin anti armas na vida real e intérprete de avô de jovem condenado por morte acidental: veja as tristes coincidências da tragédia

Na vida real, Alec Baldwin sempre se posicionou contra o armamento da população. Na quinta-feira, ele matou acidentalmente uma colega de trabalho

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 23/10/2021 às 9:48
Reprodução/ Instagram
FOTO: Reprodução/ Instagram

O caso envolvendo o assassinato acidental da diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, durante as gravações do filme "Rust" tem pelo menos duas tristes ironias do destino. A primeira está relacionada com a vida fora das telas de Alec Baldwin, de 63 anos, o ator que atirou contra a colega de trabalho. Liberal, na vida real, ele sempre foi contra o armamento da população. A segunda coincidência - quase inacreditável - é que, no longa-metragem que estava sendo gravado, Baldwin interpretava o avô de um jovem de 13 anos que fora condenado por um homicídio igualmente acidental.

Alec Baldwin anti armas

Baldwin já deixou claro publicamente ser contra a comercialização desenfreada de armas nos Estados Unidos. Em 2018, por exemplo, ele participou de uma iniciativa que pedia a diminuição da influência da NRA - uma associação armamentista - na política do país.

Alec Baldwin após disparar arma cenográfica e matar colega de trabalho
Alec Baldwin após disparar arma cenográfica e matar colega de trabalho
Reprodução/Sky News

A iniciativa aconteceu após um tiroteio deixar 17 pessoas mortas e reuniu 130 famoso. O grupo, do qual Baldwin fazia parte, enviou uma carta ao vice-presidente executivo da NRA, Wayne LaPierre. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a carta acusa a NRA de lutar contra “todas as medidas básicas de reforma das armas que poderiam ter salvado vidas”. A carta ainda diz que os esforços contra a NRA envolveriam "manifestações, boicotes e registro de eleitores".

Ainda em 2018, Baldwin discutiu com uma porta-voz da NRA no Twitter. Inicialmente, Dana Loesch fez uma série de publicações dizendo que figuras públicas "usam sua liberdade de expressão para minimizar o que a bandeira americana representa". O ator respondeu: “Vejo que @DLoesch quer ‘retomar a verdade’ e não se importa com quantos cadáveres terá que pisar nessa jornada. A Segunda Emenda não é um cartão de crédito moral para comprar todas as armas que você deseja. Essa lei precisa ser repensada”.

>>> LEIA MAIS: Entenda o que é uma arma cenográfica.

Ator Alec Baldwin tem 63 anos
Ator Alec Baldwin tem 63 anos
Reprodução/ Facebook

Personagem era avô de jovem condenado por assassinato acidental

A tragédia da última quinta-feira (21) aconteceu durante as gravações do filme "Rust". A história é ambientada no velho oeste, e Baldwin interpreta o próprio Harland Rust, um fora da lei famoso que é avô de um jovem de apenas 13 anos, condenado por um assassinato acidental.

O filme retrata a década de 1880. Na trama, Rust ajuda o neto a fugir da prisão após o jovem ser condenado à forca por matar uma pessoa sem intenção. “Segredos há muito tempo enterrados surgem das cinzas, assim como inesperados laços familiares – que se formam enquanto a dupla improvável tenta sobreviver ao implacável oeste americano”, dizia a descrição do filme, ao ser anunciado em 2020.