GUERRA

Guerra Ucrânia: "É impossível dizer se a Usina Nuclear de Chernobyl está segura", diz membro do governo

Nas redes sociais, vídeos circulam do que seriam tanques russos na área da Usina Nuclear

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 24/02/2022 às 15:06 | Atualizado em 24/02/2022 às 15:22
Reprodução/Twitter/DemeryUK
Usina de Chernobyl, Ucrânia - FOTO: Reprodução/Twitter/DemeryUK

Localizada a 120 km de Kiev, a capital da Ucrânia, a Usina Nuclear de Chernobyl foi tomada por exércitos russos na tarde desta quinta-feira (24). A informação foi dada por um conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak. 

Nas redes sociais, vídeos circulam do que seriam tanques russos na área da Usina Nuclear. De acordo com a imprensa ucraniana, funcionários da estação teria sido feitos de reféns.

.

Protagonista do maior desastre nuclear do mundo, a região não é habitada desde 1986, devido aos altos índices de radioatividade.

"É impossível dizer se a Usina Nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos", disse. "Essa é uma das ameaças mais sérias na Europa agora", concluiu o conselheiro.

Reprodução/Twitter/chernobyl_guide
Chernobyl, Ucrânia. - Reprodução/Twitter/chernobyl_guide

Desastre Nuclear

No dia 26 de abril de 1986, o reator número 4 da Usina Nuclear de Chernobyl explodiu. Na época, o local era administrado pela URSS. A explosão na estação nuclear enviou uma nuvem de lixo radioativo sobre grande parte da Ucrânia, Bielorússia e Rússia.

.

Reprodução/ Internet
Rússia invade área próxima as usinas de Chernobyl - Reprodução/ Internet

Milhares de bombeiros, engenheiros e médicos foram enviados ao local para combater o incêndio e evitar que outros reatores explodissem. Sem conseguir conter a explosão, helicópteros despejaram areia e outros materiais para abafar o fogo e tentar parar a contaminação.

Rádio Jornal: João Correa fala sobre a crise Ucrânia no Passando a Limpo

Reprodução/Twitter/chernobyl_guide
Chernobyl, na Ucrânia, ficou conhecida como uma 'cidade fantasma' após guerra nuclear. O mesmo não aconteceu com Hiroshima e Nagasaki - FOTO:Reprodução/Twitter/chernobyl_guide
Reprodução/ Internet
Rússia invade área próxima as usinas de Chernobyl - FOTO:Reprodução/ Internet