CONFLITO INTERNACIONAL

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Presidente ucraniano lamenta que seu país foi deixado 'sozinho' contra a Rússia

A Ucrânia está sendo atacada desde a manhã desta quinta-feira (24)

AFP
AFP
Publicado em 24/02/2022 às 21:26 | Atualizado em 24/02/2022 às 21:28
Notícia
HANDOUT / UKRAINE PRESIDENCY / AFP
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky - FOTO: HANDOUT / UKRAINE PRESIDENCY / AFP

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lamentou nesta quinta feira (24) que seu país foi deixado "sozinho" para se defender contra a invasão lançada pelo exército russo.

.

"Nos deixaram sozinhos para defender nosso Estado", afirmou Zelensky em um vídeo publicado na conta presidencial. "Quem está disposto a lutar conosco? Não vejo ninguém. Quem está disposto a dar à Ucrânia uma garantia de adesão à Otan? Todos estão com medo", lamentou.

Mobilização

Volodymyr Zelensky, anunciou nesta sexta-feira (25, data local, noite de quinta-feira no Brasil) a mobilização militar geral para contra-atacar a invasão russa, segundo um decreto publicado em seu site.

A medida afetará as pessoas sujeitas ao "serviço militar obrigatório e aos reservistas", e permanecerá em vigor durante 90 dias em todas as regiões da Ucrânia, diz o texto.

As administrações locais, com a ajuda de empresas e instituições de "todo o tipo", devem organizar as pessoas mobilizadas e os veículos requisitados em vários pontos de encontro e bases militares, segundo o decreto.

Confira as últimas notícias sobre a guerra.

Comentários