Telegram

BLOQUEIO DO TELEGRAM NO BRASIL: o que é e como funciona o Telegram? Saiba mais

Telegram apresenta algumas particularidades que o diferenciam de outros aplicativos de mensagens, como o Whatsapp

Ana Roberta Amorim
Ana Roberta Amorim
Publicado em 18/03/2022 às 17:59 | Atualizado em 18/03/2022 às 18:08
Notícia
Reprodução/ Internet
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou hoje (18), o bloqueio do Telegram no Brasil - FOTO: Reprodução/ Internet

Nesta sexta-feira (18), foi divulgada a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de bloquear o Telegram em todo o território brasileiro. O aplicativo que se tornou popular nos últimos anos em vários países, inclusive no Brasil, é uma criação de dois empreendedores russos. Em apenas nove anos de existência, o Telegram já acumula mais de meio bilhão de usuários pelo mundo.

Apesar de semelhante ao Whatsapp, o Telegram apresenta algumas particularidades que ajudaram a popularizar o seu uso.

Mensagens e grupos

Enquanto o Whatsapp só permite grupos de até 256 pessoas, no Telegram é possível adicionar até 200 mil pessoas.

Quem participa do aplicativo consegue enviar mensangens sem precisar divulgar o número. Além disso, é possível configurar a plataforma para que somente as pessoas selecionadas vejam o sinal de online.

Se você quiser acessar o Telegram do computador, mas não estiver com o celular por perto, também é permitido. Ao contrário do Whatsapp Web, o celular não precisa nem mesmo ficar conectado à internet para acessar o Telegram pelo PC.

.


Segurança

Mas com tantas facilidades, a segurança termina ficando fragilizada. No Telegram, as mensagens não são criptografadas ponta a ponta, como é no Whatsapp. Criptografar mensagens significa embaralhá-las, fazendo com que somente pessoas que estão na conversa possam visualizá-la.

No entanto, a empresa promete que os conteúdos das mensagens - sejam em texto, imagens, sons, vídeos - não podem ser interceptados.

Essa tecnologia foi escolhida porque permite o backup em "tempo real", fazendo com que os usuários possam se conectar em mais de um aparelho ao mesmo tempo.

Privacidade

De acordo com o Telegram, as conversas trocadas dentro do aplicativo ficam guardadas em servidores da empresa (criptografadas).

Em documento oficial, a plataforma afirma que a entrega de conteúdos só ocorre mediante ordem judicial.

"O Telegram só pode ser forçado a entregar dados se um assunto for grave e universal o suficiente para passar pelo escrutínio de vários sistemas jurídicos diferentes em todo o mundo. Até hoje, divulgamos 0 bytes de dados de usuários para terceiros, incluindo governos", escreve o aplicativo.

Comentários