O porquê da Guerra da Rússia com a Ucrânia: 3 pontos para entender o motivo da Rússia começar uma guerra contra a Ucrânia

Guerra na Ucrânia já deixou milhares de mortos; Segundo a ONU, 660 mil pessoas já se refugiaram em outros países
Gabriel dos Santos
Publicado em 01/03/2022 às 8:10
TANQUES DE GUERRA Presidente russo justificou a violenta ação militar para proteger os separatistas no leste e prometeu retaliação a quem tentar interferir Foto: DANIEL LEAL / AFP


A Guerra na Ucrânia tem deixado o mundo sob suspense desde a semana passada. Era madrugada da quinta-feira (24) em Kiev, final da noite de quarta-feira (23) no Brasil, quando as tropas russas invadiram violentamente o solo ucraniano. 

Em menos de uma semana, a guerra já deixou mais de 350 civis ucranianos mortos - incluindo crianças - e pelo menos 660 mil pessoas refugiadas em outros países, segundo a ONU. Mas, afinal de contas, por que essa guerra está acontecendo?

O que diz o presidente russo?

Para tentar convencer o mundo de que está certo, Vladimir Putin dá versões mentirosas sobre o conflito. 

3. Genocídio

No leste da Ucrânia, já na fronteira com a Rússia, a região de Donbass tem dois grupos de separatistas (pessoas simpatizantes do governo russo, que gostariam que aquele território se anexasse à Rússia). 

Vladimir Putin acusa o governo ucraniano de ser neonazista e que mata em massa a população da região de Donbass. Vários analistas consideram o argumento sem fundamento nenhum. Chamar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de neonazista chega a ser ridículo, uma vez que Zelensky é judeu.

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory