LUVA DE PEDREIRO

LUVA DE PEDREIRO: Globo deve exibir no JN reportagem do Fantástico censurada sobre ex-empresário Allan Jesus; veja quando

Decisão da Justiça censurou trechos de reportagens sobre ex-empresário de Luva de Pedreiro, Allan Jesus; veja o que TV Globo vai fazer agora

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 04/07/2022 às 8:01 | Atualizado em 04/07/2022 às 10:41
Notícia
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@LUVADEPEDREIRO
Luva de Pedreiro, influenciador digital - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@LUVADEPEDREIRO

Após ser censurada de exibir trechos de uma reportagem sobre o ex-empresário do influenciador digital Luva de Pedreiro, Allan Silva Jesus, a TV Globo já se movimenta para recorrer da decisão judicial e veicular a denúncia. 

A reportagem censurada sobre Allan Jesus deveria ter sido exibida no último domingo, dia 3 de julho, no Fantástico, mas uma decisão liminar da juíza Maria Cristina de Brito Lima, do Rio de Janeiro, impediu a veiculação da entrevista de Luva de Pedreiro sobre o ex-empresário. 

>>> Dona das Lojas Pernambucanas está em coma, e família e amigos brigam por fortuna de R$ 2 bilhões; entenda caso que parece novela, clicando aqui.

Já nesta segunda-feira (4), os advogados da TV Globo devem recorrer da decisão da juíza de primeira instância. Para isso, vão entrar com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que é o órgão que pode derrubar a decisão de primeira instância.

.

Na prática, uma decisão liminar é considerada como uma medida tomada em caráter de urgência para garantir um direito que pode ser perdido. Na decisão favorável a Allan Jesus, segundo a Globo, a juiza entendeu que a emissora não deveria exibir nenhuma "manifestação que fomente discurso de ódio contra o ex-empresário". 

No entanto, com essa decisão, argumenta a Globo, a juiza impede que a sociedade tenha "acesso a todos os acontecimentos relevantes". A emissora também entende que a decisão "viola a liberdade de imprensa e de expressão, pilares da democracia e protegidas pela Constituição brasileira". 

Tradicionalmente, a Justiça brasileira tem sido sensível aos direitos de liberdade de expressão e de imprensa. Por isso, o mais provável é que os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acolham o pedido da Globo e derrubem a censura. 

Quando a Globo vai exibir a reportagem sobre o empresário de Luva de Pedreiro?

A exibição da reportagem só será feita quando a Justiça derrubar a primeira decisão que censurou a entrevista com Luva de Pedreiro. 

É provável que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro analise o caso ainda nesta semana, uma vez que se trata de um caso de grande repercussão na sociedade, embora não haja um prazo específico para quando o pedido da Globo seja analisado. 

>>> Falcão, do futsal, é o novo empresário de Luva de Pedreiro; veja o que muda, clicando aqui.

Se a Globo conseguir uma decisão favorável ao pedido ainda nesta semana, é possível que a reportagem seja exibida ainda esta semana. 

Como o Fantástico é um programa semanal exibido somente nas noites de domingo, a Globo pode decidir por colocar a reportagem sobre o ex-empresário de Luva de Pedreiro em outro jornal. 

Neste caso, o mais natural é que o jornal escolhido seja o Jornal Nacional, em função da alta audiência do programa apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos. 

Depois, trechos da entrevista também podem ser reexibidos nos outros telejornais da emissora e também da GloboNews. Tudo vai depender da decisão dos editores e diretores da Globo, que também podem optar por esperar o próximo domingo para exibir a reportagem somente no Fantástico, já que a entrevista foi feita pela equipe de Maurício Ferraz, repórter especial do Fantástico. 

O que é mais relevante no momento, vale reforçar, é que, em primeiro lugar, antes de qualquer decisão sobre quando a reportagem será exibida, é que a Globo precisa esperar a autorização da Justiça para poder veicular os trechos da entrevista com Luva de Pedreiro que citam Allan Jesus. 

Cabrini também censurado

Assim como a TV Globo, a Record TV também foi censurada de exibir os trechos da reportagem que Roberto Cabrini fez nas quais cita Allan Jesus

A Record também deve recorrer da decisão judicial nos mesmos termos que a TV Globo fará. 

Comentários