PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM 2022: Medida provoca demissões em hospitais no Brasil

No norte do Paraná, cerca de 40 funcionários foram demitidos

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 18/08/2022 às 8:34 | Atualizado em 18/08/2022 às 11:23
Notícia
UNSPLASH/SJ Objio
Confira novidades do reajuste do piso salarial enfermagem últimas notícias - FOTO: UNSPLASH/SJ Objio

O novo piso salarial da enfermagem foi aprovado pelo presidente da República Jair Bolsonaro ainda no início de agosto.

A medida foi uma vitória da classe trabalhadora que lutou pelo reajuste. No entanto, algumas consequências já estão refletindo ao redor do país, com instituições realizando demissões em massa de funcionários da área de enfermagem. 

No norte do Paraná, o Hospital Norte Paranaense (Honpar) de Arapongas realizou uma demissão coletiva dos funcionários que atuavam com enfermagem.

De acordo com uma nota emitida pela instituição, a medida aconteceu para "atender as exigências da lei 14.434/2022, publicada no último dia 5 de agosto". A instituição completou que está promovendo uma "redução administrativo-financeira, que inclui mudanças no quadro de funcionários".

Para o texto promulgado, o novo piso salarial para enfermeiros deve ser fixado em R$ 4.750, 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras.

O Honpar justificou que as demissões aconteceram para "preservar o equilíbrio financeiro, a qualidade assistencial e a segurança dos pacientes".

Segundo apuração da Folha de Londrina, cerca de 40 profissionais, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem foram demitidos ou cumprem aviso prévio. 

A previsão é que outros 50 empregados da área ainda sejam desligados do hospital nas próximas semanas.

Os novos pisos salariais devem ser aplicados em todos os setores da enfermagem até o começo do próximo exercício financeiro.  Devido as eleições, a União e os Estados deverão começar os pagamentos apenas em 2023.

.

Saiba mais: Quando entra em vigor o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM?

Comentários