TENORIO

TENÓRIO NOVELA PANTANAL: Veja o vilão de 1990 e de 2022

O vilão do folhetim é um fazendeiro casado com Maria, a quem apelidou de "Bruaca" e pai de Guta

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 31/03/2022 às 20:40 | Atualizado em 31/03/2022 às 21:00
Notícia
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO: Fábio Rocha
Murilo Benício (Tenorio) na novela Pantanal - FOTO: DIVULGAÇÃO/TV GLOBO: Fábio Rocha

A novela Pantanal estreou na segunda-feira (28) e já foi um sucesso entre os fãs da trama que já foi um clássico na década de 1990.

Um fato nessa primeira semana chamou a atenção do público, Gil e Maria Marruá  foram enganados por um corretor, chamado Tenório e precisaram sair do Paraná em direção ao Mato Grosso do Sul.

>>>Juliana Paes vai virar onça? Conheça a história de Maria Marruá

.

Quem é Tenório na novela Pantanal?

O vilão do folhetim é um fazendeiro casado com Maria, a quem apelidou de "Bruaca" e pai de Guta. Em 1990, o personagem foi vivido pelo ator Antônio Petrin.

O personagem também tem outra família que mora em São Paulo, que mantém em segredo. A amante do vilão se chama Zuleika, com ela Tenório tem três filhos, Marcelo, Renato e Roberto.

O personagem, que ainda não apareceu na trama, tem característica de ser conservador, moralista, preconceituoso, machista e violento.

A primeira versão de Pantanal

Exibida em 1990 pela extinta TV Manchete, Antônio Petrin deu vida à Tenório. O ator já era bastante consagrado na época. Ele já atuou em outras tramas conhecidas, como Elas Não Usam Black-Tie (1981), Anjo Maldito (1983), Vida Nova (1988), entre outras.

.

DIVULGAÇÃO/VGI AGENCIA
Antônio Petrin, Tenorio na primeira versão da novela Pantanal - DIVULGAÇÃO/VGI AGENCIA

Após Pantanal, o ator foi convocado para fazer mais um trabalho na emissora A História de Ana Raio e Zé Trovão. O ator fez outros grandes clássicos da televisão brasileira, como Éramos Seis (1994) e Sítio do Picapau Amarelo (2007).

Atualmente, Antônio tem 83 anos de vida, sendo meio século dedicado à carreira.

Alerta Spoiler:

Na reta final da trama, Tenorio é figura central de uma das cenas mais sangrentas já exibidas. O personagem decide castrar Alcides ao descobrir que o peão tem um caso com sua esposa, Maria Bruaca.

LEIA TAMBÉM: Cena de castração impressionou o Brasil em 1990 também estará no remake

Mais uma polêmica é o incesto entre Guta e Marcelo, meios-irmãos, a dupla se apaixona e a moça chega a engravidar.

Tenório fica enfurecido, mas logo Zuleika revela que Marcelo não é seu filho biológico.

Tenório no remake da Globo

No remake escrito por Bruno Luperi, Tenório ganha forma através de Murilo Benício. O personagem foi citado por Gil e Maria Marruá, enganados pelo vilão durante uma compra de terras do Paraná.

.

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO: Fabio Rocha
Murilo Benício (Tenorio), Maria Bruaca e Guta na novela Pantanal - DIVULGAÇÃO/TV GLOBO: Fabio Rocha

As maldades de Tenório seguirão do Paraná para o Pantanal com todo seu preconceito e toda violência que lhe são pertencentes.

A segunda família de Tenorio vai ser um pouco diferente. Zuleika será interpretado por Aline Borges e os filhos serão Julia Dalavia (Guta), Gabriel Santana (Renato), Cauê Campos (Roberto) e Lucas Leto (Marcelo).

.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Aline Borges, atriz que vai atuar em Pantanal - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Comentários