PERSONAGEM

NOVELA PANTANAL: Silvero Pereira torce para que seu personagem, Zaquieu, termine com Alcides

Desfecho do mordomo da família Novaes ainda está em aberto

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 04/05/2022 às 23:25 | Atualizado em 04/05/2022 às 23:27
Notícia
Globo/João Miguel Júnior
Zaquieu (Silvero Pereira) e Alcides (Juliano Cazarré) - FOTO: Globo/João Miguel Júnior

Quem não conhece a trama de Pantanal e está vendo Zaquieu (Silvero Pereira) pela primeira vez nem imagina o desfecho do personagem. Na versão original da novela, que foi ao ar em 1990, o mordomo da família Novaes que vai parar na fazenda de Zé Leôncio, onde se apaixona pelo peão Alcides (Juliano Cazarré).

Silvero Pereira estreou na novela como Zaquieu no último sábado (30) e tenta equilibrar o caráter cômico do personagem com uma abordagem atualizada sobre as questões LGBTQIA+.

“A diferença está no tom da interpretação. O personagem mantém o humor, mas o seu posicionamento em relação à sexualidade é bem sério, para que a discussão seja levada para outro campo”, diz Silvero.

.


O ator destaca que as discussões na época que a novela foi ao ar pela primeira vez precisavam ser atualizadas: “Há 30 anos o mundo era outro, não havia o conhecimento que temos hoje. Não há mais por que o Zaquieu se submeter àquele bullying.”

Segundo Bruno Luperi, autor da trama atual e neto de Benedito Ruy Barbosa - que escreveu a história original -, o novo Zaquieu traz camadas que 30 anos atrás a sociedade não estava preparada para debater.

.

Globo/João Miguel Júnior
Zaquieu é interpretado por Silvero Pereira - Globo/João Miguel Júnior

“A personalidade do Zaquieu continua bem-humorada, leve, com tiradas rápidas. Mas o personagem agora é mais firme em relação a quem ele é e como quer ser respeitado”, disse o autor.

“É importante contar com um ator talentoso e consciente da importância dessas questões, para mostrar ao público como é difícil ser homossexual num Brasil anacrônico, machista e homofóbico, como o que o Zaquieu vai encontrar. Ter o Silvero é um privilégio, para trazer a profundidade que o tema merece”, complementou.

Silvero carrega no seu currículo atuações em filmes brasileiros que têm destaque no circuito. O ator marcou o público na pele de Lunga, em Bacurau.

DESFECHO DE ZAQUIEU

Silvero já gravou as cenas ambientadas no Rio de Janeiro e vai para o Pantanal no dia 9, para gravar por 45 dias.

Na região, ele vai reencontrar Juliano Cazarré, com quem contracenou no filme “Serra Pelada”. Silvero diz que espera que o desfecho do seu personagem envolva o do amigo.

“O Juliano é um ator que admiro demais, muito generoso. Ainda não sei o que vai acontecer com o Zaquieu e o Alcides nesta versão, depende também da resposta do público. Mas gostaria que dessa vez eles tivessem um final juntos, um ‘Brokeback Mountain’ pantaneiro”, afirma.

* Com informações do Extra

Você está assistindo a novela Pantanal?

Comentários