Ipojuca amplia horário de acesso às praias para práticas esportivas; veja novo horário

Com exceção das práticas esportivas dentro do mar, o uso da máscara na faixa de areia é obrigatório
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/07/2020 às 14:40
Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco, é destino frequente de turistas Foto: Reprodução/TV Jornal


Desde o dia 20 de junho, o município de Ipojuca abriu suas praias exclusivamente para as práticas esportivas individuais, incluindo o banho de mar, com restrição de horário das 4h da manhã às 12h. Porém, nessa sexta-feira (3), o Comitê Contra o Coronavírus da cidade decidiu ampliar o horário ficando das 4h às 16h.

A medida se estende a toda a faixa litorânea da cidade, que contempla outras praias famosas, como Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Serrambi.

Proibido

Nesta segunda fase, permanece proibido todo o comércio de barracas e ambulantes nas praias, bem como a colocação ou fixação de cadeiras, guarda-sóis e coolers, conforme determinação do decreto municipal n° 693/20 que trata do assunto.

A prefeita do Ipojuca, Célia Sales informou que “o avanço para a fase seguinte continuará dependendo dos dados da Saúde e do respeito às novas regras por parte dos ipojucanos e visitantes”.

Obrigatório

Com exceção das práticas esportivas dentro do mar, o uso da máscara na faixa de areia é obrigatório.

Boletim

De acordo com o presidente do comitê, o secretário de Saúde municipal Wendel França, o boletim epidemiológico mostra que houve diminuição no número de casos ativos do novo coronavírus (covid-19) no município do dia 19 de junho, último dia antes da abertura das praias, ao dia 2 de julho. Em 19 de junho, foram contabilizados 87 casos ativos enquanto no dia 2 de julho foram registrados 69 casos ativos.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory