Quebra de patentes de vacinas, CPI da Covid, eficácia da vacina da Pfizer: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado
Victor Tavares
Publicado em 06/05/2021 às 6:12
Democrata Joe Biden derrotou Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos Foto: AFP


Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

EUA anuncia apoio à quebra de patentes de vacinas contra a covid-19 enquanto Brasil permanece contrário. Prefeitura do Recife deve anunciar, nos próximos dias, calendário de retorno das aulas presenciais na rede municipal. Grande estudo confirma eficácia da vacina contra covid-19 da Pfizer. Governo Federal negocia a compra de mais 282 milhões de vacinas contra o novo coronavírus.

CPI da Covid

Depois de ouvir os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado recebe na manhã desta quinta-feira (6) o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Também está marcado para o início da tarde o depoimento de Antônio Barra Torres, diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde - FOTO: EVARISTO SA/AFP
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde - FOTO: EVARISTO SA/AFP

Quebra de patentes

Numa decisão histórica, governo norte-americano se posicionou favorável à quebra de patente de vacinas. Joe Biden se alia aos países emergentes na Organização Mundial do Comércio e deixa o Brasil isolado entre poucas nações do mundo contrárias à suspensão de patentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a postura monumental e o diretor Tedros Adhanom Ghebreyesus citou Biden como exemplo de liderança internacional.

Democrata Joe Biden derrotou Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos
AFP

Eficácia comprovada

A vacina Pfizer-BioNTech é mais de 95% eficaz contra a covid-19, mas esse nível de efetividade cai consideravelmente quando apenas uma dose é aplicada, segundo um amplo estudo realizado em Israel, o maior até o momento com dados da vida real. O estudo foi publicado na revista médica The Lancet. De acordo com seus autores - cientistas da Pfizer e do governo israelense -, ele confirma "os benefícios para a saúde pública de um programa nacional de vacinação". Eles ressaltam que em Israel, campeão mundial no assunto, a vacinação "tem sido o principal fator para a queda nas infecções por covid-19"

Vacinas da Pfizer chegaram nesta segunda-feira (3)
Hélia Scheppa/SEI

Mais vacinas

O Governo Federal negocia a compra de aproximadamente 282 milhões de vacinas contra a Covid-19, para chegar às 560 milhões de doses anunciadas para 2021. Em março, o Ministério da Saúde havia informado que os imunizantes tinham sido comprados, mas as tratativas ainda não foram concluídas. A expectativa é adquirir mais 210 milhões de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, que são produzidas no país em parceria com a Astrazeneca. Pelo consórcio Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde, a OMS, deverão vir 40 milhões e meio de doses. As negociações também envolvem outras 30 milhões de doses da Coronavac, do Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac.

Pernambuco recebe mais 212.450 doses de vacinas contra Covid-19
Hélia Scheppa/SEI

Aulas presenciais

A gestão municipal do Recife ainda não anunciou quando haverá o retorno das atividades presenciais nas escolas e creches mantidas pela prefeitura. Nesta quarta-feira (5) completam 10 dias da data que o governo estadual liberou a reabertura das unidades de ensino municipais (26 de abril), fechadas desde março de 2020 por causa da pandemia de covid-19. Segundo o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, a divulgação do cronograma de retomada das aulas presenciais nas escolas municipais da capital será feita "nos próximos dias".

A partir desta terça-feira (6), estudantes do 3º ano retomam às aulas de forma presencial
WELINGTON LIMA/TV Jornal

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory