Guerra da Rússia e Ucrânia

GUERRA: Reino Unido fecha espaço aéreo para Aeroflot e sanciona bancos e empresários russos

O ataque da Rússia contra a Ucrânia aconteceu na madrugada desta quinta-feira (24), após semanas de apreensão

Giovanna Torreão AFP
Giovanna Torreão
AFP
Publicado em 24/02/2022 às 16:23 | Atualizado em 24/02/2022 às 16:27
Notícia
Reprodução/ Internet
Rússia invade área próxima as usinas de Chernobyl - FOTO: Reprodução/ Internet

O Reino Unido tomou medidas em represália à invasão da Rússia na UcrâniaO ataque da Rússia contra a Ucrânia aconteceu na madrugada desta quinta-feira (24), após semanas de apreensão.

Além de fechar seu espaço aéreo para companhia russa Aeroflot, o país decidiu congelar os bens de grupos bancários e fabricantes de armas e sancionar cinco magnatas russos, conforme anúncio, desta quinta-feira (24), do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Enquanto anunciava as sanções diante o Parlamento britânico, Johnson disse que o presidente russo, Vladimir Putin, "nunca poderá lavar as mãos do sangue da Ucrânia".

A partir de agora, a Aeroflot, que é membro da aliança internacional SkyTeam com Air France-KLM, não poderá mais voar ao Reino Unido.

.

O gigante bancário estatal russo VTB está na alça de mira e viu seus ativos em solo britânico congelados. Isso além dos cinco bancos já sancionados na terça-feira.

Johnson explicou que as novas medidas "nos permitirão excluir por completo os bancos russos do setor financeiro britânico, que obviamente é o maior da Europa".

As decisões tem por objetivo também impedir que empresas públicas e privadas arrecadem fundos no Reino Unido e limitar a quantidade de dinheiro que os russos podem ter em contas bancárias britânicas.

Com isso, 100 novas entidades estão na alça de mira, a exemplo do conglomerado Rostec, de defesa, aeroespacial, tecnologias.

Ao todo, cinco empresários tiveram seus nomes adicionados à lista de pessoas com entrada proibida no Reino Unido, onde seus ativos estão congelados.

Os nomes são Kirill Shamalov (petroquímica), o ex-genro de Vladimir Putin segundo veículos de comunicação, Yuri Sliousar (aeronáutica), Pyotr Fradkov (setor bancário), Denis Bortnikov (setor bancário) e Elena Georgieva (setor bancário).

Também será introduzida uma nova lei que visa exportações de tecnologia para a Rússia, o que "reduzirá as capacidades militares, industriais e tecnológicas da Rússia nos próximos anos", segundo Johnson.

O primeiro-ministro aproveitou a oportunidade para condenar duramente a invasão russa da Ucrânia, mas seu governo tem sido alvo de críticas sobre sua passividade frente ao fluxo de dinheiro russo de origem duvidosa que entrou em Londres nos últimos anos.