CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra na Ucrânia: qual foi o posicionamento do Brasil na resolução da ONU contra a Rússia?

Saiba o posicionamento do Brasil na assembleia

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 03/03/2022 às 14:44 | Atualizado em 04/03/2022 às 18:47
Notícia
Alan Santos/PR
Bolsonaro fez recentemente uma visita a Putin e disse ser solidário à Rússia, sem especificar sobre o que - FOTO: Alan Santos/PR

A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou nessa quarta-feira (2) a resolução que reprova a invasão russa à Ucrânia. Dos 181 países votantes, 141 foram a favor do texto. Apesar de haver divergência entre figuras importantes do governo federal, o Brasil participou da assembleia e realizou seu posicionamento.

A resolução aprovada “deplora” a decisão do presidente russo Vladimir Putin de reconhecer como independentes as regiões de Donetsk e Luhansk e classifica seu posicionamento como uma “violação da integridade territorial e soberania da Ucrânia e inconsistente com os princípios da Carta das Nações Unidas”.

.

O texto também “exige” o cessar-fogo russo no território ucraniano e condena “todas as violações do direito humanitário internacional e violações e abusos dos direitos humanos, e exorta todas as partes a respeitarem estritamente as disposições relevantes do direito humanitário internacional”.

Qual foi o posicionamento do Brasil na resolução contra Rússia da ONU?

O Brasil foi um dos 141 votantes a favor do texto e o único do BRICS que não se absteve. O bloco econômico engloba também a Rússia, Índia, China e África do Sul.

Que países votaram “não” na resolução contra Rússia da ONU?

Apenas cinco países foram contra o texto da Assembleia da ONU sobre a invasão russa. Belarus, Eritreia, Coreia do Norte, Rússia e Síria votaram “não” para a resolução contra a Rússia.


Comentários