GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Secretário de Estado dos EUA declara apoio à Ucrânia em reunião com chanceler; veja últimas notícias

Chanceler da Ucrânia pediu aviões, armas e sistema de defesa antiaérea aos Estados Unidos; veja últimas notícias da guerra entre Rússia e Ucrânia
Humberto Cassimiro
Publicado em 05/03/2022 às 17:21
Guerra na Ucrânia já deixou milhares de mortos e feridos, além de milhões de refugiados Foto: AFP


Em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken se encontrou neste sábado (5) com o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba.

O encontro aconteceu na fronteira entre Ucrânia e Polônia, caminho por onde milhares de refugiados continuam passando desde que a guerra teve início no dia 24 de fevereiro [veja por que a Rússia está em guerra com a Ucrânia no fim da matéria].

A Rússia havia anunciado um cessar-fogo na manhã deste sábado para a retirada de civis do território ucraniano por um corredor humanitário.

As ofensivas das tropas russas, no entanto, voltaram às 18h no horário local (12h no horário de Brasília).

Chanceler da Ucrânia pede armas aos Estados Unidos

Na reunião, que durou 45 minutos, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, conversou com o chanceler da Ucrânia, Dmytro Kuleba, sobre o envio de armas.

O encontro aconteceu sob forte esquema de segurança. Blinken declarou apoio à Ucrânia afirmando que o país europeu "prevalecerá".

OLIVIER DOULIERY / Pool / AFP - Secretário de Estado dos EUA se reuniu com chanceler da Ucrânia neste sábado (5) em meio à invasão da Rússia ao território ucraniano

O diplomata ucraniano, por sua vez, pediu o envio de armas, aviões de assalto e sistema de defesa antiaéreo aos Estados Unidos.

Segundo Kuleba, os sistemas de defesa antiaérea são necessários "para garantir a segurança de nossos céus". Ele acrescentou dizendo que "haverá muito mais sangue no solo" se os ucranianos perderem o controle do espaço aéreo.

Congresso dos EUA promete US$ 10 bilhões à Ucrânia

Nos Estados Unidos, integrantes do Congresso prometeram o desbloqueio de 10 bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia.

Metade do dinheiro seria destinado a ajuda militar ao país do Leste Europeu e o restante seria utilizado em ajudas no âmbito econômico e humanitário.

Por que a Rússia está em guerra com a Ucrânia?

Pergunta frequente entre os internautas, muitos querem saber o motivo da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Em resumo, o motivo da guerra entre os dois países é o fato do presidente russo Vladimir Putin considerar a entrada da Ucrânia na OTAN uma ameaça existencial à Rússia.

Desde o fim da União Soviética, bloco que incluía ambos os países europeus, a Ucrânia desejava ingressar na aliança militar e política conhecida como Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Putin considera a possibilidade da Ucrânia entrar na aliança como um "ato hostil" do país. Além disso, o presidente Russo deseja "desmilitarizar e desnazificar" a Ucrânia. Assista ao vídeo e confira por que a Rússia está em guerra com a Ucrânia:

Com informações da AFP

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory