
O Dia dos Namorados está chegando, e os pombinhos não falam em outra coisa além de como vão passar o dia. Alguns vão trocar presentes, outros preferem só passar um tempo juntos, e há quem ache que uma mensagem caprichada seja a melhor alternativa.
Existem várias formas de demonstrar afeto, que variam de pessoa para pessoa. Essas demonstrações são chamadas de linguagem do amor.
Cada pessoa tem uma ou mais linguagens do amor predominantes. O importante é entender que a forma do outro demonstrar afeto não é menos importante porque é diferente da sua.
QUAIS SÃO AS LINGUAGENS DO AMOR?
De acordo com Gary Chapman, autor do livro “As cinco linguagens do amor”, as linguagens do amor podem ser divididas em: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, gestos de serviço e toque físico.
Palavras de afirmação
.

Essa linguagem do amor faz com que o ouvinte se sinta confiante, valorizado e amado. Através de falas, a pessoa demonstra o que sente e pensa.
A verbalização do afeto pode ser através de frases simples, como “Acho que você faz isso muito bem”, além de incentivos, como “Vai dar tudo certo”.
Tempo de qualidade
.

Pode parecer besteira para muita gente, mas dedicar um tempo exclusivo para alguém é uma forma de demonstrar afeto. Mesmo que esse curto seja pequeno, a qualidade e estar junto é o que importa.
Passar um tempo conversando, assistir séries juntos ou passear com a pessoa amada são formas de passar tempo de qualidade.
.
Presentes
.

Provavelmente essa é uma das linguagens do amor que mais notamos no Dia dos Namorados. O dia 12 de junho é marcado pela tradição de trocar presentes, uma das linguagens do amor mais evidentes para as pessoas.
O presente dado não precisa ser caro, pode ser algo sentimental. O que importa é o valor agregado.
Gestos de serviço
.

Outra forma de demonstrar afeto é através de gestos de serviço. É possível mostrar que se importa com alguém oferecendo ajuda, auxílio e cuidados.
Lavar a louça e ajudar com um trabalho cansativo, entre outros atos de serviço, demonstram à pessoa o quão importante ela é para você. É uma forma de mostrar que você faz de tudo para vê-la feliz e realizada.
Toque físico
.

O toque físico é mais uma demonstração de afeto bastante evidente. Através de beijos, abraços, toques suaves pelo corpo, mãos dadas, entre outros, é possível fazer a outra pessoa se sentir desejada e amada.
Algumas pessoas têm, inclusive, a necessidade de sentir fisicamente o amor. Por isso, fazem questão de dar e receber carinho por meio do toque.
Comentários