Novela Pantanal

HISTÓRIA DA NOVELA PANTANAL: Veja sinopse com resumo e entenda história da nova novela da Globo, que estreia hoje

Novela Pantanal estreia nesta segunda-feira (28), às 21h30. Grande elenco vai recontar história criada em 1990

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 28/03/2022 às 11:21 | Atualizado em 28/03/2022 às 22:33
Notícia
Globo/João Miguel Júnior
Juliana Paes em Pantanal - FOTO: Globo/João Miguel Júnior

A novela Pantanal é uma das obras mais importantes da história da teledramaturgia brasileira. O remake da Globo de 2022 é uma adaptação da história criada em 1990 por Benedito Ruy Barbosa na TV Manchete. Confira nesta página a história da novela Pantanal.

História da Novela Pantanal

Pantanal começa mostrando a família do velho Joventino (interpretado agora por Irandhir Santos) e o filho dele, José Leôncio (Renato Góes na 1ª fase e Marcos Palmeira na 2ª fase da novela). 

Joventino é um homem humilde e do interior que acredita na premissa de que  "a natureza pode mais que o homem". Ele se torna o maior peão do Pantanal e fica famoso por laçar os bois mais selvagens da região - chamados de marruás. O problema começa quando Joventino some de forma misteriosa. 

.

 

Primeira fase de Pantanal

Depois que o pai desaparece, José Leôncio viaja ao Rio de Janeiro e se apaixona por Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles). 

Juntos, eles vão morar no Pantanal. Lá, Madeleine engravida e dá a luz a Jove (Jesuíta Barbosa). Apesar de gostar de Zé Leôncio, a moça não se adapta a região pantaneira e foge com o filho de volta para o Rio de Janeiro. 

Jove, então, cresce na metrópole, em meio a uma família rica, achando que o pai havia morrido. O pai do rapaz se vê incapaz de lutar pela guarda do menino.

Segunda fase de Pantanal

A novela terá um salto temporão de 20 anos. Duas décadas depois, Jove (Jesuíta Barbosa) descobre que o pai está vivo e decidi ir até o Pantanal para conhecer o genitor. O reencontro é marcado por grande emoção e festa. 

No entanto, Jove e José Leôncio são dois homens de personalidades muito diferentes. As diferenças sociais e culturais entre os dois é o ponto de divergência entre pai e filho. Jove é considerado afeminado, enquanto o pai é um homem duro e com características machistas. 

Em meio a esse embate, Jove e José, além de Tadeu (outro filho de José Leôncio) precisam lidar com o aparecimento de um terceiro filho, José Lucas de Nada (Irandhir Santos), que chega à fazenda por ordem do acaso. 

Paixão entre Jove e Juma Marruá

No Pantanal, Jove conhece Juma Marruá (Alanis Guillen), uma jovem bonita, mas de personalidade forte. Desde pequena foi criada pela mãe, Maria Marruá (Juliana Paes), que ensina a filha a se proteger do "bicho homem", o animal mais perigoso que ronda a região onde vivem. 

Juma é uma mulher "selvagem" e "arredia", o que demonstra uma diferença muito grande do jeito puro e gentil de Jove. Apesar das diferenças, eles dois vivem uma grande paixão. 

>>> Conheça mais detalhes da história de Juma Marruá em Pantanal, clicando aqui. 

Mulher que vira onça

Um dos maiores mistérios dos moradores da região é acerca de Maria Marruá, interpretada por Juliana Paes. Os personagens acreditam que Maria tem o poder de virar onça e que ensinou a capacidade à filha, Juma. 

Novela Pantanal

Os produtores de Pantanal fazem questão de reforçar que o grande protagonista dessa história é a própria região onde a novela é gravada. A natureza precisa ser aceita e defendida como ela é, como defende o Velho do Rio (papel de Osmar Prado), que assume em boa parte do tempo  forma de uma cobra sucuri. 

Elenco de Pantanal: veja lista de atores e atrizes que participam da novela

Alanis Guillen vive Juma;

Juliana Paes, Maria Marruá;

Renato Góes, como José Leôncio na 1ª fase.

Marcos Palmeira é José Leôncio na 2ª fase. 

Dira Paes é Filó na 2ª fase.

A novela conta ainda com Almir Sater, Irhandir Santos, Bruna Linzmeyer, Karine Teles, Leticia Salles, Enrique Diaz, Osmar Prado, Chico Teixeira e Gabriel Sater.

Comentários