Com regras rígidas de prevenção, abrigos de Olinda seguem sem registros de idosos com covid-19

Em Pernambuco, 30% dos casos da covid-19 são em idosos
Ísis Lima
Publicado em 03/08/2020 às 17:39
Idosos fazem parte do grupo de risco da covid-19 Foto: Reprodução/ TV Jornal


Mais do que abrigos, as instituições que cuidam dos idosos de Olinda têm sido verdadeiras fortalezas contra o novo coronavírus. Depois de mais 120 dias de pandemia em Pernambuco, nenhum dos 188 idosos que vivem nos oito abrigos da cidade teve a covid-19. Isso foi graças a uma ação conjunta de todas as instituições.

A coordenadora do projeto Selo Abrigo Amigo do Idoso, Elisângela Martins, ajudou a ajustar a estratégia. “Esse êxito só demonstra a importância do trabalho coletivo e articulado em prol dessa população. O envolvimento do Ministério Público, do Conselho, das Secretaria de Saúde e Assistência, das ILPIs (Instituição de Longa Permanência para Idoso) trabalhando em conjunto para preservação dessas vidas”, comentou.

O cuidado se justifica porque, em média, 30% dos casos da covid-19 em Pernambuco são em idosos. Por isso, o infectologista Gabriel Serrano criou protocolos para cada abrigo. “No início de março a gente já fez, por exemplo, o isolamento. A gente fez com que os idosos não tivessem visitas, como acontecia antes, dos familiares, numa época em que ninguém estava tomando esse tipo de conduta ainda. A gente conseguiu montar um protocolo levando em consideração a nossa realidade, trazendo a experiência de outros países, mas adaptado para a nossa”, explicou.

Listen to @ PROGRAMA LIGA DO ESCRETE ANTO?NIO GABRIEL 14-01 byRádio Jornal on hearthis.at

Rotina alterada pela pandemia

No mais de 120 dias de pandemia do novo coronavírus em Pernambuco, nenhum dos 188 idosos que vivem nos oito abrigos da cidade contraiu a doença
Reprodução/TV Jornal

As ILPIs, ou abrigos, passaram por uma transformação física e de hábitos, como explica o coordenador do abrigo Santo Antônio, José Duarte. “A mudança foi muito grande aqui. A gente já tinha cuidado, só que tudo foi dobrado. Tivemos que usar máscara direto, lavar as mãos passar álcool, os funcionários chegam e tiram o sapato e colocam calçados da instituição, tomar banho, trocar pela roupa da instituição. As idosas a gente também deixou de chegar junto delas, antes ficávamos brincando, agradando, conversando. Tudo isso foi suspenso”, disse.

A idosa Maria da Paz, mora no abrigo há três anos, admite que o isolamento tem sido um grande desafio para ela e as amigas. “Muito difícil não poder abraçar as amigas aqui de dentro do abrigo e os familiares, principalmente. Só poder ter acesso pelo celular”, comentou. “Tenho absoluta certeza, pela fé viva que tenho em Jesus, que nenhum caso nós termos aqui”, finalizou.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory