CONFLITO INTERNACIONAL

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Qual é o posicionamento do Brasil em meio ao conflito?

Rússia invadiu a Ucrânia nesta quinta-feira (24)

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 24/02/2022 às 22:04 | Atualizado em 24/02/2022 às 22:06
Notícia
MIKHAIL KLIMENTYEV / SPUTNIK / AFP
Bolsonaro esteve com Putin em meio à tensão militar com a Ucrânia - FOTO: MIKHAIL KLIMENTYEV / SPUTNIK / AFP

A visita do presidente da República Jair Bolsonaro ao presidente russo Vladmir Putin ficou ainda mais malquista depois que a Rússia autorizou a invasão militar na Ucrânia. Na época, Bolsonaro disse que é solidário à Rússia, sem especificar sobre o que se referia essa solidariedade.

A declaração do chefe do Executivo criou um desgaste para a diplomacia brasileira, em especial com os Estados Unidos.

Nesta quinta-feira (24), após a invasão russa no território ucraniano, era esperado o posicionamento de Bolsonaro. Entretanto, o presidente não fez um pronunciamento claro.

.

Qual é o posicionamento do Brasil em meio ao conflito?

Após o início do conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, países de todo o mundo se posicionaram sobre a invasão russa. Diante do silêncio de Bolsonaro, foi o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão quem se posicionou pelo governo brasileiro.

Mourão, afirmou que o Brasil não está neutro em relação à guerra entre a Rússia e Ucrânia. O militar de carreira disse que o Brasil não concorda com a invasão de militares russos ao território ucraniano.

O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, declarou Mourão.

Enquanto isso, Bolsonaro liderava uma motociata ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em São José do Rio Preto (São Paulo).

Na tarde desta quinta-feira, o presidente usou as redes sociais para afirmar estar “totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia” e anunciar que a embaixada do Brasil em Kiev (capital ucraniana) permanece aberta e pronta a auxiliar os cidadãos brasileiros.

Entretanto, Bolsonaro não se posicionou claramente sobre o conflito.

Governo se posiciona sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

O governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou, nesta quinta-feira (24), nota sobre sua posição em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia.

A nota, divulgada no fim da manhã desta quinta, foi a primeira manifestação oficial do governo brasileiro após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Através da nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil pediu a suspensão imediata das "hostilidades" da Rússia à Ucrânia.

O documento também diz que o governo brasileiro "acompanha com grave preocupação" a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Segundo o comunicado, o Brasil, como membro do Conselho de Segurança da Organização da Nações Unidas (ONU), acompanha as discussões em todas as partes em busca de uma solução pacífica para o conflito.

Confira a nota completa abaixo:

"O Governo brasileiro acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia.

O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil.


Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias."

Confira as últimas notícias sobre a guerra.

Comentários