Covid-19: 8 meses após primeiras confirmações no Estado, Pernambuco acumula 168.880 casos

Pandemia da covid-19 já causou a morte de 8.794 pessoas em Pernambuco
Ísis Lima
Publicado em 12/11/2020 às 13:46
Não é preciso realizar agendamento para fazer o teste da covid-19 no Centro de Convenções Foto: Fábio Costa/ JC Imagem


Nesta quinta-feira (12), Pernambuco atinge oito meses desde que os primeiros casos foram confirmados no Estado. No boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta quinta, foram registrados 787 novos casos da covid-19. Entre os confirmados nesta quinta, 33 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 754 (96%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 168.880 casos confirmados da doença, sendo 27.463 graves e 141.417 leves.

Também foram confirmados, no boletim desta quinta, 21 novos óbitos. As mortes foram registradas entre os dias 07 de julho e 10 de novembro. Com isso, o Estado totaliza 8.794 mortes pela Covid-19.

Primeiros casos

No dia 12 de março deste ano dois idosos, uma mulher de 66 anos e um homem de 71, moradores do Recife, foram os primeiros a testar positivo para a doença em Pernambuco. O casal tinha voltado de uma viagem para a Itália, na Europa.

Moradores da Zona Sul do Recife, os dois tiveram sintomas, ficaram em observação, e o homem chegou a ser internado, mas ambos ficaram bem. Pernambuco foi o 9º estado a ter casos da covid-19 no Brasil.

>> Saiba como realizar teste da covid-19 no Geraldão, no Recife

>> Teste da covid-19: demora e longas filas no Centro de Convenções, neste domingo (8)

>> Recife tem alta de indicadores da covid-19 após semanas de quedas consecutivas

>> Covid-19: aumento de casos em Pernambuco pode ser consequência da aglomeração nos feriadões

>> Covid-19: segunda onda que atinge Europa deve chegar ao Brasil, diz biólogo

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory