FOLIA

Qual é a data do Carnaval 2022? Vai ter feriado no Rio, Recife, São Paulo e Salvador?

Veja as últimas notícias sobre a realização da Festa de Momo nos principais polos carnavalescos do Brasil

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 20/01/2022 às 10:25 | Atualizado em 22/02/2022 às 15:24
Notícia
Sérgio Bernardes/PCR
Carnaval 2022 foi cancelado em diversas cidades - FOTO: Sérgio Bernardes/PCR

A pouco mais de um mês para o Carnaval 2022, que começa no sábado 26 de fevereiro, uma grande dúvida ainda paira sobre a cabeça daqueles que amam a folia de momo — e de quem não curte também: vai ter feriado de Carnaval em 2022? Além disso, outra incógnita refere-se a como será a festa nos principais polos carnavalescos do Brasil.

Veja o que se sabe até agora

Vale frisar, antes de responder à pergunta, que ao contrário do que muitos pensam, o Carnaval não é um feriado nacional. Somente alguns lugares, como o Rio de Janeiro, consideram a festa como feriado municipal. Desta maneira, em locais em que o Carnaval não é feriado, o empregador pode convocar os funcionários como um dia normal de trabalho, sem acréscimo na remuneração.

.

Mas retornando ao que interessa: vai haver folga no Carnaval 2022? A Rádio Jornal separou tudo que sabe sobre a festa no Rio de Janeiro, Recife, Olinda, São Paulo e Salvador. Confira abaixo:

Vai ter feriado de Carnaval no Rio?

No Rio de Janeiro, ainda não há definição sobre a realização do Carnaval 2022. O comitê científico da prefeitura, que deve decidir pela realização ou não dos desfiles na Sapucaí, tem reunião programada para a próxima segunda-feira , 24 de janeiro. 

.

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro - A escola de samba Paraíso do Tuiutí se apresenta no Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio, na Sapucaí - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os blocos de carnaval não vão desfilar pelas ruas do Rio de Janeiro neste ano, ainda em razão da pandemia de covid-19. A decisão de cancelar as exibições foi tomada em consenso durante reunião promovida no final da tarde desta terça-feira entre os representantes dos principais blocos, o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Na Cidade Maravilhosa, o feriado, por ora, está garantido. Isso porque uma lei garante a folga na folia de Momo.

  • 1º de março (terça-feira) - Feriado 
  • 2 de março - Quarta-feira de Cinzas - ponto facultativo até 14h

Vai ter feriado de Carnaval no Recife e Olinda?

Na última quarta-feira (19), durante coletiva de imprensa, o secretário estadual de Saúde (SES-PE), André Longo, falou sobre a possibilidade de ter feriado no Carnaval 2022 em Pernambuco.

O secretário destacou que as principais prefeituras que organizam Carnaval, como Recife e Olinda, já cancelaram a folia de momo e acrescentou que possivelmente a questão será discutida com os municípios.

"Acho que vamos precisar ter uma conversa com as prefeituras porque tem a questão do impacto sobre o turismo também, que precisa ser avaliado (...) Acredito que quanto antes pudermos tomar essa decisão melhor, mas vamos ter que aguardar", detalhou.

Restrições vão se estender? 

Reconhecida por reunir pessoas de todas as raças e classes sociais nas apertadas ruas do seu Sítio Histórico, Olinda decidiu cancelar os eventos públicos de Carnaval por causa da covid-19 e da gripe. O anúncio foi feito pelo prefeito Professor Lupércio, que informou a criação de auxílios financeiros para apoiar artistas e outros trabalhadores do ciclo carnavalesco. Questionado sobre festas privadas, o governo municipal disse que esta decisão cabe ao governo do Estado de Pernambuco, que, por sua vez, até o momento não anunciou nenhuma definição sobre autorização ou não desse tipo de evento.

Cidade irmã de Olinda, Recife também reúne milhares de pessoas durante o carnaval - principalmente, no sábado, com o desfile do bloco Galo da Madrugada e, durante as noites, na praça do Marco Zero que recebe shows de grandes artistas como Alceu Valença e Elba Ramalho. Apesar da grande expectativa pela realização do carnaval em 2022, no entanto, assim como Olinda, Recife anunciou que a festa está cancelada. Segundo a gestão municipal, no caso do Recife, a maior preocupação é com relação à epidemia de H3N2. 

Vai ter feriado de Carnaval em São Paulo?

Em São Paulo, a prefeitura divulgou o calendário oficial da cidade no último sábado (15). No documento, publicado no Diário Oficial do Município, não está previsto feriado no Carnaval 2022, mas ponto facultativo.

  • 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março (terça-feira) - Carnaval - ponto facultativo;
  • 2 de março - Quarta-feira de Cinzas - ponto facultativo até 12h.

Apesar de não ser feriado, a cidade deve contar com os tradicionais desfiles de escolas de samba no Anhembi. Isso porque a Prefeitura de São Paulo definiu o protocolo sanitário que deve ser realizado pelas agremiações.

Assim como a Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) havia proposto, as regras incluem:

  • Exigência do passaporte da vacina para o público;
  • Pré-cadastro de componentes do desfile com o passaporte da vacina (exigência do passaporte da vacina para os desfilantes);
  • Uso obrigatório de máscara para desfilantes e público;
  • Redução do número de componente por escola;
  • Controle de público na concentração e dispersão e recomendações para os ensaios técnicos e encontros nas quadras.

Vai ter feriado de Carnaval em Salvador?

A prefeitura de Salvador oficializou, no final de dezembro de 2021, o cancelamento do Carnaval de rua de 2022 devido ao avanço da covid-19 e a preocupação com a variante ômicron. A medida foi anunciada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis.

A declaração de Reis ocorreu dias depois de o governador do Estado, Rui Costa (PT), se posicionar contra a realização da festa. “A decisão está tomada: não haverá Carnaval na Bahia em fevereiro de 2022. Hoje temos 2,4 milhões de baianos com a vacina contra a Covid em atraso. Além disso, estamos lidando com uma epidemia de gripe, que tem sobrecarregado o sistema de saúde”, escreveu Rui nas redes sociais.

Comentários