NOVELA

NOVELA PANTANAL: O que é cramulhão? Saiba o que significa o termo usado por Trindade na novela

O termo é usado com frequência pelo peão Trindade

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 18/05/2022 às 19:06 | Atualizado em 18/05/2022 às 19:12
Notícia
Globo/João Miguel Júnior
Trindade em Pantanal - FOTO: Globo/João Miguel Júnior

Quem assiste Pantanal sabe que o peão Trindade (Gabriel Sater) tem uma cisma em falar de um tal de cramulhão. O personagem aparece na região misteriosamente e não dá muitas informações sobre si, apenas conta que tem pacto com o cramulhão. Mas o que danado é cramulhão?

O QUE É CRAMULHÃO?

Para quem não sabe, cramulhão é um termo que se refere a diabo, filho do capeta ou demônio.

TRINDADE TEM PACTO COM O CRAMULHÃO?

Trindade chega ao Pantanal dizendo que tem pacto com o cramulhão. Os peões da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) desdenham, mas depois ficam surpresos com as habilidades sobrenaturais do recém-chegado.

.

O peão misterioso tem acesso a informações que outras pessoas não contaram a ele, além de visões do futuro.

BEBÊ-DIABO

Além dos poderes sobrenaturais, Trindade parece ter o charme necessário para quebrar o encanto que Irma (Camila Morgado) tem por José Leôncio. Durante a ida da ruiva ao Pantanal, ela conhece o peão e se apaixona.

A relação terá frutos: Irma vai engravidar do peão misterioso. E a gestação não será como as comuns: o “bebê-diabo” vai dar sinais ainda na barriga de que herdou os poderes sobrenaturais do pai.

Em uma cena da trama, o bebê, ainda na barriga, fará a viola tocar sozinha e assustará os peões da fazenda. Trindade dirá aos colegas que é a criança quem estará comandando o instrumento.

TRINDADE E IRMA FICAM JUNTOS?

Assim como apareceu misteriosamente, Trindade vai deixar o Pantanal. Isso se Bruno Luperi manter o desfecho do personagem igual ao da versão original da novela, que foi ao ar em 1990.

O peão misterioso vai abandonar o Pantanal após Irma procurar uma consulta médica para cuidar da gestação, contrariando os ideais de Trindade.

.

Globo/João Miguel Júnior
Trindade (Gabriel Sater) e Irma (Camila Morgado) em Pantanal - Globo/João Miguel Júnior

Na versão original da novela, a ruiva chega a pedir perdão pelo que fez, mas o violeiro afirma que o encanto foi quebrado e ele, em breve, vai embora.

Poucos capítulos depois, os peões percebem a falta de Trindade e avisam a Zé Leôncio que ele foi embora da fazenda, abandonando Irma grávida.

O personagem volta na reta final da trama para fazer o parto do próprio filho. Irma apresenta dificuldades para parir, e então o peão aparece misteriosamente em seu quarto ao som de uma viola.

.

"Parece que ele está esperando o pai dele", diz Trindade na versão original da novela. "Escutei o chamado dele. Chega de sofrimento. Deixa ele nascer. Traz ele para esse mundo", acrescenta.

Após a visita, o peão some misteriosamente de novo. Mas, antes de ir embora, ele pede a Zé Lucas de Nada (Irandhir Santos) para cuidar de Irma e do bebê.

Você está assistindo a novela Pantanal?

Comentários